Se a experiência é boa, o consumidor fideliza

0

Construir a reputação para ser reconhecido parece ser um conceito bem elementar. Mas o trabalho para se chegar a resultados positivos é longo. Por exemplo, você está atrasado para um compromisso profissional, em um táxi, mas antes tem de passar no hotel para o check in. Quais motivos lhe trariam mais estresse? A demora em fazer o check-in certamente seria um deles. Porém, se em seu smartphone há uma aplicação que lhe permita adiantar esse processo em trânsito, a experiência vai lhe proporcionar um benefício precioso nesse momento. Ponto para o hotel e para o app. Cliente fidelizado. Seja no campo B2B ou no B2C, a marca que lhe traz satisfação será sempre bem lembrada.

Na saúde, então, um número muito maior de pessoas são beneficiadas por qualquer ação a seu favor. Imagine que médicos e enfermeiros de um grande hospital possam trocar informações capazes de salvar vidas em minutos, mesmo que estejam distantes uns dos outros. Ou um paciente tenha a capacidade de alterar requisitos de conforto em seu quarto por meio de seu smartphone, sem depender de ninguém. Exemplos como esses remetem à transformação no modelo de negócios. A prestação de serviços hoje depende muito mais de projeto e instalação de infraestruturas mais complexas. A de comunicações é uma das mais importantes no momento. Passamos por uma revolução nessa área sem precedentes, que já está sendo considerada a infraestrutura da quarta revolução indust rial. Afinal, a Internet das Coisas (IoT) se resume na "conversa" entre máquinas entre si e os dispositivos móveis.

Os resultados dos negócios, portanto, estão diretamente ligados à prestação de serviços e formação de um ecossistema que nasce com as comunicações corporativas. As empresas precisam de soluções que ofereçam a experiência desejada pelos consumidores. Estes, por sua vez, querem acesso total a conteúdos e aplicações a partir de telefones de mesa, smartphones, tablets, a qualquer hora e lugar. Falamos da nova geração de redes inteligentes.

Todo esse valor agregado aos serviços necessita de uma rede de parceiros tecnológicos capacitados e bem integrados para o entendimento do tipo de negócio de cada cliente. São os parceiros que valorizam produtos e serviços de uma marca. Tudo está convergindo para software e serviços. Portanto, a marca impressa em um hardware à vista de todos os usuários tornou-se mais difícil de ver. Muitas empresas que vendiam equipamentos estão agora oferecendo serviços em nuvem ao lado de parceiros como grandes operadoras de telefonia e internet, por exemplo. Soluções híbridas alocadas em grandes datacenters são o modelo mais comum. O momento é de reorganização com foco no entendimento pleno das necessidades dos clientes para prestação de serviços sob demanda, nos quais eles pagam somente aquilo que usam.

O mercado percebe a evolução de que passamos da época de mudar de analógico para digital, de digital para IP. Agora vamos para a nuvem. Daí a importância de termos um time alinhado de parceiros bem capacitados e antenados nas inovações. Mas, como ainda há clientes que estão na primeira fase da transformação digital, temos como compromisso ajudá-los a preservar seu investimento anterior da base instalada – mesmo que a tendência seja forte no sentido da diluição de propriedade de ativos físicos. Por exemplo, no futuro, cada vez menos empresas vão comprar um sistema telefônico. Essa convicção é a chave para o que chamamos NOD (Network on Demand). É uma proposta projetada para situações em que se deseja implantar certo número de portas de conexão para PC, imp ressora, telefone IP, videoconferência e outros.

Geralmente a infraestrutura é paga pelo número máximo de portas supostamente necessárias, assumindo que todos os funcionários estão presentes ou que todos os quartos de um hotel estão ocupados. Normalmente, talvez 50% das portas serão usadas. Pode-se fazer a implantação, mas um aplicativo garante que a tarifa se aplica somente às portas realmente usadas e cobra só por isso.

Embora seja um projeto com resultados subjetivos, somente as marcas que conquistaram a confiança de seus clientes ao longo do tempo podem reconquistá-los para os novos conceitos.

Marcos Silva Filho, gerente de negócios para soluções de comunicação da Alcatel-Lucent Enterprise.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.