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Hora de organizar a robotização nas empresas

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A tecnologia robótica  chegou em definitivo ao mundo dos negócios. Diversas empresas começam a automatizar tarefas repetitivas, executadas pela força de trabalho tradicional, a fim de otimizar tempo, reduzir esforço manual e diminuir custos fixos. Tornou-se impensável planejar novos investimentos sem ter em perspectiva a combinação de melhoria de produtividade e da qualidade com o aumento dos lucros e o corte de gastos.

O avanço da automação  – uma tendência mundial que deverá substituir cerca de 140 milhões de trabalhadores FTEs ( Full-time equivalente) até 2020 – obriga os gestores e demais profissionais das áreas de Administração, Financeira, Recursos Humanos e TI a terem novos instrumentos para lidar com a chegada dos robôs no ambiente de trabalho.

Um deles, já em uso como plataforma de RPA – Robotic Process Automation, para  gerenciar a robotização de processos nas empresas. Segundo recentes pesquisas da Senior Managers Within the IT industry, quase 60% dos profissionais seniores de TI já estão implementando ou mesmo executando programas RPA. As expectativas são elevadas: 80% dos profissionais de TI esperam economias de até 60% devido a programas de robotização. Além disso, segundo o Gartner, espera-se uma redução de até 65% dos funcionários nos centros de serviços compartilhados de negócios por aumento da automação e utilização de inteligência artificial até 2020.

A tecnologia robótica existente vai acelerar a automação de tarefas repetitivas, de alto volume, que podem ser conduzidas por regras de negócio e não precisam de intuição, e replicar as interações humanas com sistemas informatizados na interface do usuário. Nesta função, a atuação está concentrada em três frentes principais: 1) Na automação “atendida” pela força de trabalho humana, atividades  como  fechamento de formulário ou transferência de dados, por exemplo,  permitem aos usuários finais interagirem com clientes ou priorizarem as tarefas mais importantes; 2) Automação Híbrida, permite que os seres humanos e robôs trabalhem eficientemente juntos, automatizando processos de negócios de ponta a ponta; e 3) Força de Trabalho Virtual, robôs automatizam grande volume, processos de negócios repetitivos, demorados, trabalhando 24/7 com uma precisão impecável – resultando em ganhos de produtividade imediata e ROI significativo.

Entre as principais funções,  a nova plataforma permite o monitoramento em tempo real e melhoria contínua do RPA visando a obtenção de resultados sustentáveis, além de aplicar inteligência para monitorar o desempenho dos robôs, expandir processos, gerenciar mudanças e comunicações em andamento.

Fernando Gamboa, diretor sênior do gA (Grupo ASSA), consultoria líder em Digital Business Transformation.

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