Maioria das empresas não sente segurança na infraestrutura de rede

0

Novo estudo da Accenture revela que apenas 36% das empresas se dizem "muito satisfeitas" com a capacidade de suas redes corporativas para atender as necessidades de negócio. Isto mesmo com a adoção de novas tecnologias digitais, como internet das coisas/edge computing (77% das empresas entrevistadas), big data/analytics (83%) e experiência digital do cliente (78%).

O estudo também revela que 64% das empresas acreditam que suas redes podem ser melhoradas.

Elaborado globalmente com 300 executivos sênior de TI e negócios de grandes empresas, o relatório "Network Readiness Survey: sua empresa está pronta para o futuro conectado?" mostra que menos de 40% dos entrevistados se dizem "muito satisfeitos" com sua capacidade geral (36%) e largura de banda (38%). Metade ou menos disseram estar "muito satisfeitos" com o desempenho de suas redes (43%), segurança (50%) e confiabilidade (50%).

Além disso, esses percentuais permanecem os mesmos quando consideramos a habilidade das redes para atender as necessidades de negócio dentro de 18 a 24 meses. Menos da metade dos entrevistados (43%) respondeu que suas redes estão totalmente compatíveis com tecnologias digitais e computação em nuvem.

O relatório indica a "falta de alinhamento entre TI e as necessidades de negócio", com 48% das respostas, como o maior obstáculo para manter as redes corporativas em sintonia com as demandas das empresas. O segundo maior obstáculo citado foram as "complexidades inerentes entre os requisitos de negócio e as necessidades operacionais" (45%) e o terceiro foram as "demandas por largura de banda, performance e outros aspectos técnicos ultrapassando a habilidade de entrega (45%).

A aparente falta de alinhamento entre TI e áreas de negócios é suportado pela disparidade na percepção dos obstáculos quando as respostas são discriminadas por cargo (por exemplo, CIO/CTO, Diretores/VPs de Infraestrutura/Rede e EVP/VP de Linha de Negócios). Nenhum problema isolado aparece entre os três maiores obstáculos citados pelos entrevistados de todas as categorias de trabalho. De fato, cada cargo reconhece um obstáculo diferente como o maior desafio a ser superado.

Essa disparidade de opiniões também é aparente quando decisões estratégicas de infraestrutura de rede são tomadas em colaboração entre a TI e áreas de negócios. No geral, menos da metade dos entrevistados disse que o processo foi "sempre colaborativo". Por outro lado, CIOs/CTOs tendem a perceber um nível maior de colaboração, com 58% deles respondendo que o processo foi "sempre colaborativo", comparado a 45% dos executivos de negócios e apenas 28% dos seus subordinados imediatos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.