Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) SP prorroga teste de QR Code no pagamento do Metro e CPTM

SP prorroga teste de QR Code no pagamento do Metro e CPTM

0
Publicidade

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos prorrogou por mais 45 dias, a partir dessa sexta-feira, 17, a fase de testes dos bilhetes com QR Code. A instalação nas estações da CPTM e do Metrô estão sendo feitas gradativamente.

Com a ampliação do projeto-piloto, os bilhetes QR Code serão válidos até 2 de dezembro, novo prazo para encerramento dos testes. Apesar disso, a recomendação é que eles sejam utilizados preferencialmente até 72 horas após a compra, para evitar que a impressão do código sofra danos. Os bilhetes com QR Code continuam valendo somente para CPTM e Metrô, sem integração com outros modais.

Já foram vendidos 281 mil bilhetes. Desse total, 92,9% foram comprados em bilheterias, 5,5% em máquinas de autoatendimento e 1,6% no aplicativo VouD. Entre as empresas, 50,3% dos bilhetes foram vendidos nas estações do Metrô, 47,7% em estações da CPTM e o restante no app VouD e loja da Autopass. No Metrô, a estação com maior número de vendas foi a Paraíso, da Linha 1-Azul, com 47 mil bilhetes; na CPTM, a Dom Bosco, da Linha 11-Coral, com 43 mil.

O projeto piloto foi iniciado dia 3 de setembro com vendas inicialmente das 9h às 16h. A partir do dia 21 outubro a venda foi ampliada para todo o horário de operação.

A ação faz parte do plano da STM de modernizar os sistemas de pagamento de tarifas para oferecer mais praticidade e segurança aos passageiros. O teste é feito em parceria com o Consórcio Metropolitano de Transportes (CMT) e não tem custo para o Governo do Estado.

Serviços:

Na CPTM, tem leitores de QR Code em catracas das estações Autódromo (Linha 9-Esmeralda), Tamanduateí (Linha 10-Turquesa), Dom Bosco (Linha 11-Coral) e Aeroporto-Guarulhos (Linha 13-Jade). As bilheterias funcionam durante todo o horário de operação.

No metrô, os testes estão disponíveis nas estações São Judas (Linha 1-Azul), Paraíso (linha 1-Azul e 2-Verde) e Pedro II (Linha 3-Vermelha), Capão Redondo, Giovanni Gronchi e Largo Treze (Linha 5-Lilás). São dois bloqueios por estação com o validador. No Metrô, o funcionamento é de domingo a sexta-feira das 4h40 à meia-noite, e aos sábados das 4h40 à 1h da manhã do domingo.

Na Linha 5-Lilás, operada pela concessionária ViaMobilidade, até domingo (20), o horário de venda do bilhete QR Code nas bilheterias é restrito das 8h às 20h. A partir de segunda-feira (21), será durante todo o horário da operação – domingo a sexta-feira das 4h40 à 00h e sábado das 4h40 à 1h.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile