GOV Token anuncia uso da rede do bitcoin para maximizar segurança no rastreio de gastos públicos

0

A estrutura do GOV Token, solução em blockchain para rastrear gastos públicos, está sendo desenvolvida de forma pioneira na rede do bitcoin, com o intuito de aproveitar os benefícios de segurança, criptografia e amplitude do maior protocolo descentralizado do mundo. A ferramenta anticorrupção, criada pela Investtools por meio da unidade de negócios Blockchain Studio, é a primeira do Brasil a usar a rede como base tecnológica, desvinculando-se de uma aplicação focada em ativos financeiros e transações comerciais. Em janeiro, o projeto recebeu um subsídio de R$ 1,5 milhão por parte de agências de fomento, e o produto mínimo viável será concluído até o fim do ano.

O GOV Token propõe o acompanhamento dos recursos liberados para uma agenda pública, tornando o processo transparente, imutável e auditável por qualquer cidadão ou organização. A solução se baseia na emissão de tokens atrelados ao valor do real, sem fins comerciais ou de especulação. Quando liberados por um órgão público para cumprir determinado fim, os tokens são inseridos na rede, registrando todas as movimentações financeiras – valores, origens e destinos – em uma cadeia de blocos e garantindo que a quantia em dinheiro vai exatamente para o fim ao qual estava destinada.

A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e a Agência de Fomento do Estado do Rio de Janeiro (AgeRio) são as financiadoras do projeto.

Para David Gibbin, CEO da Investtools, o GOV Token é o primeiro de muitos a se propor a "ficar de pé nos ombros do gigante". "A maioria das pessoas vê o bitcoin apenas como um ativo financeiro, mas, na verdade, a rede abre inúmeras possibilidades de soluções tecnológicas por conta da sua robustez e consolidação no mercado. Nós olhamos para o bitcoin para além da sua relevância como moeda e investimento, para nos apoiarmos no valor tecnológico gerado pelo seu protocolo. Espero que seja a primeira de muitas iniciativas no mercado a explorar essa capacidade do bitcoin, para expandirmos os horizontes de inovação da empresa.

Escolha da rede bitcoin

A escolha da rede do bitcoin para basear o GOV Token se deu, principalmente, por conta da sua robustez e segurança, funcionando sem interrupção ou ataques bem sucedidos desde 2009. Por ser a blockchain mais distribuída do mundo, o protocolo está apoiado em milhões de computadores. Isso impossibilita qualquer alteração nos dados registrados e impede o chamado "ataque de consenso", o que assegura que cada token seja gasto apenas uma vez. O GOV Token se fundamenta, então, na credibilidade de um sistema já conhecido e consolidado.

Ao mesmo tempo em que os benefícios são absorvidos, os entraves também demandam resoluções, e é neste aspecto que o GOV Token traz uma proposta inédita. Para driblar a baixa escalabilidade e o tempo de geração de novos blocos, o GOV Token usa a Lightning Network, rede que roda na segunda camada da blockchain do bitcoin e é o principal meio de escalabilidade do protocolo. Geralmente, a Lightning Network é usada para fins de carteira digital ou como terminal de pagamentos. No entanto, os desenvolvedores do produto da Investtools decidiram aplicá-la como meio de comunicação entre as partes, para otimizar a velocidade de registro de dados e agilizar as transações.

"A Lightning Network funciona como um canal de comunicação das transações entre os membros da rede GOV Token e a blockchain do bitcoin; nela, é possível fazer transferências de forma instantânea, que, em seguida, são registradas na blockchain do bitcoin. Ou seja, isso resolve o problema da lentidão de processamento de transações, enquanto mantém a segurança, a imutabilidade e todos os benefícios inerentes ao design tecnológico da rede descentralizada", explica Marco Jardim, diretor de Tecnologia Blockchain da Investtools e líder técnico de desenvolvimento do GOV Token.

O GOV Token é um sistema de troca de tokens em que, a cada transação, a verificação das regras do token ocorre apenas entre as partes envolvidas na troca (client-side validation). Seguindo os protocolos da Lightning Network, a comunicação é feita como se ambas as partes estivessem em uma sala de chat privada, mas, em vez de trocar mensagens, trocam tokens. E, quando a conversa nessa sala privada termina, as informações do que foi transacionado geram um registro colateral e público no protocolo do bitcoin, assinado criptograficamente pela parte que gerou a transação. Esse registro pode entrar em uma transação dentro de um canal da Lightning Network, quando é preciso confirmação instantânea, ou diretamente no blockchain do bitcoin, quando não há problemas em esperar o tempo de mineração do próximo bloco.

Todo este processo criptográfico será 'traduzido' em uma interface mais simples e compreensível a qualquer um, para facilitar a verificação e o acompanhamento dos gastos públicos pela sociedade civil e órgãos de controle.

– Em meio a tantos casos de corrupção, ter uma ferramenta que promova uma segurança jamais vista no controle dos gastos públicos é uma inovação tão necessária quanto democrática. Por meio da Blockchain Studio, nossa unidade de negócios para disseminar conhecimento e desenvolver iniciativas voltadas para esta tecnologia, o objetivo da Investtools é oferecer à sociedade uma ferramenta disruptiva para ajudar a combater a corrupção, o mau uso de recursos públicos e a falta de transparência governamental – argumenta David Gibbin.

Investtools

Situada no Instituto Gênesis, da PUC-Rio, a Investtools é uma fintech reconhecida por oferecer soluções tecnológicas ao mercado financeiro, com softwares que atendem a gestoras, corretoras e bancos. A empresa é sócia da Grana Capital, que oferece um aplicativo de cálculo e gestão de Imposto de Renda para investidores na Bolsa, e da Blockchain Studio, unidade de negócios para desenvolvimento de iniciativas voltadas para tecnologia blockchain.

A Investtools foi selecionada para integrar o Hupp!, o primeiro hub de inovação e tecnologia voltado para o setor de Previdência Privada, com organização da Abrapp, da Conecta e da LM Ventures. Também foi escolhida para o programa de aceleração ScaleUp, do Sebrae, cujo objetivo é desenvolver empresas de crescimento acelerado e alto impacto no Estado do Rio de Janeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.