Publicidade
Início Blogueria Impacto e benefícios da tecnologia 5G no segmento industrial

Impacto e benefícios da tecnologia 5G no segmento industrial

0
Publicidade

Não é novidade que a chegada da rede 5G no Brasil desperta muita curiosidade e causa algumas dúvidas de como será seu impacto em diversos setores da economia. Quando olhamos para o mercado industrial, por exemplo, com o avanço desse recurso – ainda engatinhando por aqui.

Novos produtos e serviços poderão ser criados e desenvolvidos.  É muito interessante já ter a percepção que com essa consolidação, a conectividade entre pessoas, ativos e processos será extremamente veloz e transparente, seja na sua casa, no escritório ou em uma fábrica.

Outro fator que precisa ser levado em consideração é que uma rede 5G pode ser tanto pública quanto privada, e falando sobre a utilização pelos brasileiros, trata-se de rede pública. Devido ao extenso território nacional, o governo precisará atuar por prioridades e isso ainda não está bem claro e definido. Um exemplo: será dada atenção especial para regiões onde não se possui infraestrutura de fibra óptica? Ainda há muitos questionamentos e planos que necessitam ser desenvolvidos para comportar tal tecnologia.

Falar e fomentar a inovação que o 5G pode trazer para as indústrias, teoricamente, deveria ser do interesse governamental. Porém, historicamente, não enxergo capacidade de execução para que isso aconteça em larga escala e rapidamente. Uma boa saída para o segmento industrial, quando disponível, é desenvolver redes privadas em 5G para processos específicos.

Pensando em benefícios para os negócios e na aceleração de processos, tenho certeza que o 5G será ótimo! A primeira grande vantagem é a sua flexibilidade. As redes de quinta geração possuem a mesma performance do que as redes de fibra óptica, mas totalmente Wireless, o que reduz o custo de infraestrutura e também drasticamente a energia consumida no processo. Essa alta velocidade e conectividade alavancarão aplicações em nuvem, automações e inteligência artificial.

A possibilidade de novos negócios na indústria é uma certeza. Porém, muito do que nascerá ainda está em estudo e precisa ser testado na prática. Podemos citar como exemplo, a visão computacional. Atualmente, para se ter streaming de vídeo em uma grande operação de logística de máquinas móveis de forma online, é necessário desenvolver redes wireless por toda a planta. Se formos falar de tráfego por chips M2M, o valor para que a transmissão de dados ocorra a contento é inviável. O 5G trará toda essa velocidade e capacidade de transmissão de altas massas de dados. Logo, câmeras se tornam ativos importantíssimos para a gestão de operação e a partir de algoritmos desenvolvidos em um software, será possível abrir novos caminhos para a gestão da produtividade de ativos, pessoas e máquinas dentro de uma mesma operação. A parte de segurança nas operações também evoluirá bastante quando falamos de visão computacional.

Atualmente, já estruturamos uma massa gigantesca de dados dos equipamentos móveis e das pessoas que estão sob nossa gestão. O próximo passo é desenvolver aplicações de inteligência artificial e predição que facilitarão a vida dos nossos clientes no controle de produtividade e aumento de compliance e segurança nas operações logísticas.

Por fim, podemos ressaltar que com certeza esse avanço tecnológico é positivo. Principalmente para nós, que vivemos de software. Quanto maior a capacidade de conexão e envio de dados entre máquinas e pessoas, melhor será a nossa possibilidade de desenvolver aplicações inteligentes. E que venha o 5G e as novas atualizações para o mercado industrial.

Vinicius Callegari, CCO e Head de Desenvolvimento Comercial da GaussFleet.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile