Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Número e valores dos unicórnios da América Latina quase dobram a cada...

Número e valores dos unicórnios da América Latina quase dobram a cada ano

0
Publicidade

Os investimentos em tecnologia, principalmente de desenvolvimento de produtos e soluções digitais, têm impulsionado e aumentado a economia na América Latina. Essa é uma das constatações do relatório “Transformação Digital na América Latina – 2021”, conduzido pelo fundo de venture capital Atlantico, que traça as principais mudanças com a digitalização de diversos setores nos países latino-americanos.

De acordo com o report, a capitalização de mercado das empresas de tecnologia já representa 3.4% do PIB total nesta região, algo que vem aumentando a cada ano. Antes, elas representavam 2.3% e 1.8%, em 2020 e 2019, respectivamente.

Esse aumento vem acompanhado dos números e valores dos unicórnios dos países latino-americanos, que tem praticamente dobrado a cada ano que passa. Em 2018, surgiram apenas 4 unicórnios nesta região. Em 2021, o número de novos unicórnios na América Latina já está em 27 no ano.

O valor de mercado dessas empresas também têm aumentado e muito. Em 2018, os unicórnios latino-americanos movimentaram cerca de 19 bilhões de dólares no ano. Esse número foi crescendo gradativamente com o passar dos anos (35 bilhões em 2019 e 46 bilhões de dólares em 2020), mas teve o seu boom em 2021, alcançando US$ 105 bi.
A movimentação das empresas latinoamericanas no mercado dos Estados Unidos também foi destaque no relatório, principalmente das que abriram o capital na América do Norte, como é o caso da VTEX e d.local.

De acordo com o managing partner do Atlantico, Julio Vasconcellos, mesmo que a capitalização de mercado das empresas que abrem o capital localmente tenda a ser menor do que aquelas que abrem o capital nos Estados Unidos, o movimento no Brasil não fica para trás.

“A capitalização de mercado acumulado das 10 maiores empresas de tecnologia que abrem o capital no Brasil também teve um importante crescimento, de três vezes mais, no período de 2010 a 2019. Nos próximos anos vamos ver esses números aumentarem ainda mais, muito pelo potencial que a região possui”, finaliza Vasconcellos.

O relatório “Transformação Digital na América Latina – 2021”

O avanço tecnológico na América Latina já vinha acontecendo com o passar dos anos. Os investimentos de capital, tanto de empresas locais como de companhias de outros países, era realidade, tanto que as perspectivas do setor vinham sendo otimistas. A pandemia da covid-19 traçou um novo panorama para os países dessa região, que nos próximos anos devem ser impactados positivamente cada vez, como mostra o relatório “Transformação Digital na América Latina – 2021”, divulgado pelo fundo de venture capital Atlantico no dia 20 de setembro.

O documento aborda diversos aspectos da evolução tecnológica na América Latina, levando em consideração todo o fator pandêmico, abrangendo sua análise para diferentes setores que passam pelo processo de transformação digital.

O relatório completo, contendo todas as informações obtidas pela equipe do Atlantico, pode ser acessado no site oficial da empresa.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile