Pesquisa do Gartner com CIOs destaca investimentos em IA, nuvem e segurança cibernética

0

Uma nova pesquisa do Gartner descobriu que a maioria dos CIOs está concentrando seus investimentos neste ano e no próximo ano em inteligência artificial (IA) e tecnologia de nuvem distribuída.

A Pesquisa 2022 para CIOs e executivos de tecnologia apresenta dados coletados de 2.387 CIOs e executivos de tecnologia entrevistados em 85 países, representando cerca de US $ 9 trilhões em receitas / orçamentos do setor público e US$ 198 bilhões em gastos com TI.

O estudo se concentrou na "composição de negócios" – que envolve a mentalidade, as tecnologias e o conjunto de recursos operacionais que permitem às organizações inovar e se adaptar rapidamente às necessidades de negócios em constante mudança.

Monika Sinha, vice-presidente de pesquisa do Gartner, disse que a composição de negócios é um "antídoto para a volatilidade".

"Sessenta e três por cento dos CIOs em organizações com alta capacidade de composição  relataram desempenho de negócios superior em comparação com seus pares ou concorrentes no ano passado. Eles também estão mais aptos a buscar novos fluxos de valor por meio da tecnologia", disse Sinha, acrescentando que as descobertas de a pesquisa foi apresentada durante o Gartner IT Symposium / Xpo Americas.

No topo da lista de investimentos planejados para 2022, a segurança cibernética e da informação foi citada por 66% de todos os entrevistados como uma área em que eles esperavam aumentar o investimento no próximo ano.

Mais da metade disse que business intelligence e análise de dados também seriam áreas onde planejam investir pesadamente no próximo ano.

"Há uma necessidade contínua de investir em segurança cibernética à medida que o ambiente se torna mais desafiador. Um alto nível de composição ajudaria uma empresa a se recuperar mais rapidamente e potencialmente até mesmo minimizar os efeitos de um incidente de segurança cibernética", disse Sinha.

CIOs e executivos de tecnologia em empresas de alta composibilidade disseram ao Gartner que para 2022, eles esperam um aumento nas receitas em cerca de 7,7% e um crescimento nos orçamentos de TI em cerca de 4,2%. As empresas de baixa composição esperam apenas um aumento de 3,4% e 3,1%, respectivamente, de acordo com o Gartner.

Sinha explicou que a maioria das empresas de alta composibilidade definem o planejamento estratégico e o orçamento como uma atividade contínua e iterativa para se ajustar às mudanças com mais facilidade.

"Sem grandes déficits para remediar em outro lugar, os CIOs podem investir em composibilidade, especialmente para desenvolvedores de TI e arquitetos de negócios que podem projetar de forma combinável", disse Sinha, acrescentando que globalmente, os orçamentos de TI devem crescer na taxa mais rápida em em dez anos, com um crescimento médio de 3,6% no orçamento geral de TI para 2022, relatado entre todos os entrevistados.

A pesquisa também se concentrou em como os CIOs podem impulsionar o pensamento combinável, a arquitetura de negócios combinável e a tecnologia combinável.

"A composição de negócios não é uniformemente alta em toda a economia porque exige que o pensamento de negócios seja reinventado. O pensamento de negócios tradicional vê a mudança como um risco, enquanto o pensamento de composição é o meio de dominar o risco de acelerar a mudança e criar novo valor de negócios", Sinha acrescentou.

"As iniciativas de negócios digitais falham quando os líderes de negócios encomendam projetos da organização de TI e, em seguida, se esquivam da responsabilidade pelos resultados da implementação, tratando-os como apenas mais um projeto de TI. Em vez disso, as empresas de alta composibilidade adotam a responsabilidade distribuída pelos resultados digitais, refletindo uma mudança que a maioria dos CIOs vem tentando fazer há vários anos, bem como cria equipes multidisciplinares que combinam unidades de negócios e TI para impulsionar os resultados de negócios."

Sinha observou que os negócios funcionam com base na tecnologia, mas a própria tecnologia deve ser combinável para administrar negócios combináveis. A capacidade de composição, explicou Sinha, precisa se estender por toda a pilha de tecnologia, desde a infraestrutura que dá suporte à integração rápida de novos sistemas e novos parceiros até a tecnologia do local de trabalho que dá suporte à troca de ideias.

"CIOs em empresas de moderada ou baixa composibilidade devem internalizar esses três domínios de composição de negócios para tornar sua organização mais ágil e bem equipada para lidar com o ambiente de negócios em rápida mudança em que operam", disse Sinha. "É um processo gradual, mas imperativo, indo para 2022 e além."

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.