Google Glass conecta médicos durante a cirurgia

0

A Royal Philips e a Accenture anunciaram a primeira prova de conceito que usa um visor de cabeça Google Glass para pesquisar formas de melhorar a eficiência na realização de procedimentos cirúrgicos. A demonstração conecta o Google Glass com a Philips IntelliVue Solutions e prova o conceito de transferência contínua de sinais vitais do paciente para o Google Glass, potencialmente fornecendo aos médicos acesso às informações clínicas essenciais sem o uso das mãos.

A demonstração do novo conceito mostra como um médico, usando o visor pode simultaneamente monitorar os sinais vitais de um paciente e reagir aos avanços do procedimento cirúrgico sem a necessidade de afastar-se do paciente ou do procedimento. Outra possibilidade para o médico que está sendo testada é monitorar os sinais vitais de um paciente remotamente ou recorrer à assistência de profissionais em outras localidades.

"Vivemos em um mundo onde ser ágil é fundamental e as ideias de inovação da indústria precisam ser convertidas em soluções práticas que as pessoas possam usar", disse Michael Mancuso, CEO de Informática Clínica e Cuidado com o Paciente da Philips Healthcare. "Esta pesquisa explora como os médicos podem alcançar um melhor acesso à informação certa, no momento certo, para que possam se concentrar no atendimento de forma mais eficiente e eficaz. É um primeiro passo na pesquisa de como as tecnologias existentes podem ser aplicadas para melhorar a qualidade de vida dos pacientes."

Para explorar o uso potencial do Google Glass em ambientes clínicos, os pesquisadores da Philips criaram recentemente o 'Digital Accelerator Lab', uma plataforma de inovação intersetorial com laboratórios sediados na Holanda e na Índia e a colaboração de pesquisadores de laboratórios da Accenture Technology. O objetivo foi criar a primeira prova de conceito para o Google Glass e a Philips IntelliVue Solutions e, em seguida, começar a explorar oportunidades adicionais para integrar o Google Glass continuamente nas soluções de saúde da Philips.

"O trabalho da Accenture com a Philips apresenta um uso poderoso de dispositivos utilizáveis no setor de saúde, ajudando os médicos a realizarem seu trabalho de maneira mais eficaz e melhorando o atendimento aos pacientes", disse Paul Daugherty, diretor de Tecnologia da Accenture. "Este trabalho emocionante destaca o potencial das tecnologias digitais de transformar a maneira como trabalhamos e vivemos, e estamos satisfeitos por ter colaborado com a Philips para dar vida a essa inovação."

Além da possibilidade de operar em um ambiente sem o uso das mãos, o grupo de pesquisadores para o Google Glass IntelliVue Solution foi criado para explorar formas de melhorar a mobilidade de um médico, possibilitando a transferência contínua de informações do paciente durante sua atividade. Outras pesquisas podem indicar como possibilitar aos médicos e anestesistas manter seu foco no paciente, enquanto obtêm simultaneamente uma visualização em tempo real dos dados essenciais de monitoramento do paciente.

Tópicos adicionais estão sendo pesquisados, tais como:

• Acessar uma alimentação quase em tempo real de sinais vitais no Google Glass;

• Fazer o levantamento de imagens e outros dados do paciente, por médicos, em qualquer local dentro do hospital;

• Acessar uma lista de verificação de segurança pré-operatória;

• Fornecer aos médicos a capacidade de visualizar o paciente na sala de recuperação, após a cirurgia;

• Realização de videoconferências ao vivo, a partir do ponto de vista em primeira pessoa com outros médicos ou equipe médica;

• Gravar cirurgias a partir do ponto de vista em primeira pessoa para fins de treinamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.