Vacinação passa a ser controlado por biometria em países africanos

0

A Lumidigm – empresa norte-americana de soluções globais de autenticação – anunciou que seus sensores biométricos de imagem multiespectral estão contribuindo para diminuir o déficit de vacinação de milhares de africanos do Quênia, Benin, Zâmbia e Uganda.

Cerca de 2,5 milhões de africanos nascidos em 2013 morrerão antes de completar cinco anos de idade por conta de um sistema de comunicação e distribuição de vacinas bastante falho. Em decorrência da falta de um acompanhamento efetivo do histórico de vacinação, a prevenção de doenças não está acontecendo da forma ideal. Na África, esse processo depende de um grande número de profissionais de saúde que atendem áreas muito grandes e remotas. Sem os registros de vacinação para consultar, há pessoas sendo imunizadas mais de uma vez desnecessariamente, muitas outras sendo simplesmente esquecidas, e um grande suprimento de vacinas sendo desperdiçado.

Sem um meio confiável e eficiente de identificação, a taxa de desperdício das vacinas é superior a 50% em determinadas localidades de difícil acesso. Com dispositivos móveis de baixo custo, o VaxTrac está resolvendo o problema através de um registro de vacinação biométrico operado e gerido em campo. Com os sensores de impressão digital da Lumidigm (em parceria com a Fulcrum), pacientes adultos e crianças estão sendo identificados e cadastrados no sistema. Quando um paciente retorna, seu histórico de vacinação é consultado a partir da sua identificação biométrica, permitindo que o profissional de saúde ofereça atendimento adequado.

 "Com o nosso sistema de VaxTrac, estamos fazendo melhor controle de vacinação, reduzindo o desperdício de material e podendo vacinar mais pessoas e salvar vidas", afirma Mark Thomas, diretor executivo da ONG de mesmo nome que tem apoio da Fundação Bill e Melinda Gates. "Começamos a testar os sensores Lumidigm em 2012. Como a pele das crianças, especialmente as bem pequenas, pode ser muito maleável, as tecnologias biométricas convencionais não funcionaram. Já que a tecnologia de imagem multiespectral capta não só a impressão digital da superfície da pele, mas de uma camada interna mais profunda também,  isso nos permite acompanhar a vacinação com precisão".

A tecnologia de imagem multiespectral é sofisticada e foi desenvolvida especificamente para superar os problemas de captura de impressão digital que os sistemas convencionais apresentam em condições menos que ideais. Essa capacidade de identificar o padrão da impressão digital sob a pele faz toda a diferença em determinadas aplicações. "Ser capaz de ler rapidamente as impressões digitais de cada paciente, não importando o grau de dificuldade, desde pessoas que vivem em ambientes extremamente secos ou úmidos, ou com dedos já desgastados, engordurados ou molhados, é vital para este programa", enfatiza Bill Spence, vice-presidente comercial da Lumidigm para a América do Norte, Europa e Austrália. "A autenticação biométrica reduziu o desperdício de vacina dramaticamente, levando muitas pessoas a se vacinar."

O registro biométrico de vacinação também permite comunicação em tempo real para a gestão da cadeia de suprimentos, reduzindo ainda mais o desperdício. A primeira implantação de sensores de impressão digital Lumidigm no continente africano aconteceu em março de 2013. As unidades estão agora no Quênia, Uganda e Benin – sendo que a maior implantação se deu em 40 clínicas da Zâmbia.

Agentes comunitários de saúde são treinados para usar o sistema biométrico de entrega de vacina. Simples e fácil de usar, pode ser manuseado até mesmo por quem tem um nível limitado de alfabetização. Com o sistema biométrico VaxTrac, não é necessária uma formação especializada nem dispendiosa para a distribuição da vacina em áreas remotas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.