Publicidade

    Brasileiros adotam mPOS para não perder vendas e para evitar cheques, diz pesquisa

    0
    Publicidade

    O mercado brasileiro de mPOS (uso do smartphone como uma máquina para recebimento de pagamento com cartão de crédito) está aquecido e crescendo rapidamente com a competição entre grandes players nacionais e internacionais, como Cielo, iZettle, Pagseguro, Payleven e SumUp.

    Por ser um negócio recém-nascido, pouco se sabe sobre seus usuários. Isso mudará aos poucos, conforme são realizadas e divulgadas pesquisas com esse público alvo. Uma das primeiras contribuições nesse sentido parte da Payleven, que entrevistou 2 mil de seus usuários para conhecer melhor o perfil deles. A primeira curiosidade: a maioria são mulheres (59%). E três em cada quatro usuários têm entre 18 e 40 anos, ou seja, são relativamente jovens, característica predominante entre empreendedores e pessoas interessadas em tecnologia.

    A principal razão que levou essas pessoas a adotarem uma solução de mPOS foi evitar a perda de vendas, citada por 41% dos entrevistados. Em segundo lugar ficou a preocupação com a segurança e por não querer mais aceitar cheques (27%). As demais razões são: possibilidade de parcelamento (12%); facilidade de vendas (9%); diferencial para o negócio (9%); e redução de custos (2%).

    A pesquisa também perguntou sobre qual é a principal vantagem de se aceitar pagamento com cartão no celular. 28% apontaram a facilidade de uso; 24%, o atendimento e suporte; 21%, taxas melhores; 17%, facilidade para o cliente; 5%, controle de vendas; e 5%, antecipação de recebíveis.

    Empreendedorismo

    A maioria dos usuários de mPOS são profissionais liberais e microempresários. Perguntados sobre por que abriram um negócio próprio, 37% responderam que eram funcionários; 23%, porque estavam insatisfeitos com o emprego anterior; 20% deram continuidade a um negócio de família; 13%, para dar início à carreira; e 10%, para ter uma renda extra. Os principais desafios apontados por eles para o início de seus negócios foram a fidelização dos clientes, a obtenção de capital inicial e a cobrança dos clientes.

    Embora a pesquisa tenha se limitado a clientes da Payleven, é possível inferir que as respostas não seriam muito diferentes na base de usuários dos demais serviços de mPOS existentes no Brasil.

    SEM COMENTÁRIOS

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

    Sair da versão mobile