Gerente de sistemas em empresas de grande porte será o cargo com a maior valorização salarial em 2016

2

Analistas de negócios, gerentes de tecnologia, analistas de infraestrutura, consultor funcional de ERP e profissionais especializados em big data serão as carreiras com a maior taxa de empregabilidade no setor de tecnologia da informação no próximo ano, de acordo com a edição 2016 do Guia Salarial da consultoria de recrutamento Robert Half.

O estudo ressalta também que o cargo de gerente de sistemas em empresas de grande porte é o que terá a maior valorização salarial em 2016, com previsão de aumento de 8,3%, com uma variação entre R$ 14 mil e R$ 25 mil.

De modo geral, a consultoria avalia que o ano de 2016 será desafiador para os executivos de TI, que se sentirão pressionados pelas empresas a propor iniciativas que afetem de forma positiva os resultados financeiros do negócio. A boa notícia, segundo a consultoria, é que, paralelamente à essa responsabilidade, cresce a valorização deste profissional como parte da estratégia das companhias.

De acordo com o Guia Salarial, o novo cenário implica a saída de cena de profissionais introvertidos para dar espaço àqueles que tenham facilidade de circulação entre as áreas, entendendo os problemas da empresa de maneira ampla e, consequentemente, trazendo melhorias para os resultados finais. "Dentro deste contexto, segue valorizado o analista de negócios, capaz de se comunicar na linguagem do usuário e de TI, sendo o elo entre as linhas de negócio e os desenvolvedores", explica Fábio Saad, gerente sênior da Robert Half.

A expectativa é de que, nos próximos anos, cresça também o número de oportunidades aos profissionais especializados em big data. "Grande parte das empresas está dando os primeiros passos na estruturação de uma estratégia eficaz que seja capaz de lidar com a enormidade de dados disponíveis e questões relacionadas à segurança dessas informações", ressalta Saad.

O estudo aponta, ainda, que o processo de formalização de mão de obra continuará, assim como vinha acontecendo em 2015. Isso porque as empresas estão internalizando profissionais ou trabalhando somente com terceirizados ou temporários que operam no regime CLT, de forma a atender a legislação.

Panorama da área de tecnologia

  • Onde estão as oportunidades – empresas de médio porte
  • Profissionais mais procurados – gerente de tecnologia, analista de infraestrutura, consultor funcional de ERP
  • Perfil valorizado – inglês fluente, perfil mais interativo, bom relacionamento interpessoal, certificações em linguagens de programação, bacharelado em Ciências da Computação ou Tecnologia
  • Maior valorização salarial (de 2015 para 2016) – cargo de gerente de sistemas em empresas de grande porte.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.