Maioria dos CIOS se sente ignorada pelas áreas de negócios em relação às decisões de TI

0

Praticamente todos os líderes de tecnologia (90%) são, ao menos eventualmente, ignorados pelos usuários em relação às decisões de tecnologia, estando sob forte pressão da chamada shadow IT, também conhecida como "TI Invisível" — prática cada vez mais adotada por departamentos das empresas, que se resume em comprar soluções de TI com seus próprios orçamentos. É o que indica estudo global realizado pelo grupo Logicalis, fornecedor de soluções de TI e serviços gerenciados, com mais de 400 CIOs ao redor do mundo.

Segundo a pesquisa, quase um terço (31%) dos CIOs são frequentemente ignorados quando se trata de tomar decisões relacionadas a compras de TI, e apenas dois terços (66%) desses executivos detêm o poder em relação aos investimentos de tecnologia.

Por outro lado, as áreas de negócios vêm ganhando relevância nas decisões da TI, o que vem exigindo dos CIOs um movimento para alinhar estratégias de modo a melhor atender às necessidades dessas áreas. Além disso, um número crescente deles (42%) está adotando novos modelos de fornecimento interno de serviços, numa tentativa de se manterem relevantes para os usuários.

Transformação da TI

O estudo da Logicalis também sugere que os líderes de TI estão buscando formas de retomar o controle da TI — não ao eliminar a shadow IT, mas abrançando-a. Os CIOs estão buscando transformar o departamento de TI em um fornecedor interno de serviços – organizações mais enxutas gerenciando portfólio de serviços, não tecnologia, e capazes de responder rapidamente às demandas das áreas do negócio.

Com a mudança, os CIOs estão se libertando das tarefas operacionais diárias, com 38% deles gastando, pelo menos, 50% do tempo em atividades estratégicas. Expressivamente, CIOs de todo o mundo estão gastando quase metade do tempo (42%) em atividades consistentes com o desenvolvimento e a entrega do modelo de fornecimento interno de serviços — "engajamento com áreas de negócios" e "definição e fornecimento de novos serviços de TI".

O aumento no foco do fornecimento de serviços também se reflete nas respostas dos CIOs sobre o equilíbrio das atividades do departamento de TI, que sugere um equilíbrio 50/50 entre gestão de tecnologia e entrega de um portfólio de serviços. De fato, cerca de metade dos CIOs entrevistados (47%) relatou que ao menos 30% da TI vem de fornecedores externos.

"Está claro que CIOs estão buscando formas de retomar o controle ao se estabelecerem como 'fornecedores internos de serviços' capazes de entregar as escolhas de serviços necessárias pela organização – sejam esses serviços internamente desenvolvidos e operados, terceirizados para parceiros ou consumidos da nuvem", afirma Mark Rogers, CEO do grupo Logicalis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.