Publicidade
Início Serviços Case ESPM moderniza ambiente de armazenamento e ganha 65% de economia em espaço

ESPM moderniza ambiente de armazenamento e ganha 65% de economia em espaço

0
Publicidade

A ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) que possui campi em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, com cerca de 12.000 alunos de graduação e pós-graduação e mais de 600 professores, a instituição de ensino sentiu a necessidade de aumentar a capacidade do ambiente de armazenamento e decidiu fazer uma atualização de tecnologia por uma solução mais robusta.

A infraestrutura de armazenamento antiga apresentava limitações de crescimento, limitação de desempenho e falta de funcionalidades para um ambiente virtualizado. “Após o crescimento da ESPM e o natural aumento do volume de dados foi necessário rever a infraestrutura de armazenamento. Por isso resolvemos partir para uma que suportasse o nosso crescimento por um período de pelo menos cinco a sete anos. Atualmente temos praticamente 100% de nosso ambiente virtualizado”, explica Amadeo Magedanz, gerente de Infraestrutura de TI da ESPM.

Ao implementar o HPE 3PAR StoreServ 10800, um storage desenvolvido para ambientes virtualizados, a universidade garantiu desempenho para realização de backup, tecnologias para redução no uso de espaço em disco e facilidade de gerenciamento. “Como já tínhamos o ambiente todo virtualizado e baseado em VMWare, nossa migração foi muito simples. Após o estudo de dimensionamento e melhor alocação dos discos, foi possível migrar quase que a totalidade as máquinas virtuais com o ambiente ligado. Para isso foi utilizado a tecnologia VMotion. O tempo de migração de cada máquina dependeu do tamanho delas. Não tivemos nenhum problema nesta fase”, acrescenta o executivo.

Após o término da migração das máquinas virtuais, a economia do espaço em disco foi de aproximadamente 65% com a funcionalidade Zero-detect. Somente o 3PAR possui o processador adicional chamado ASIC, encarregado de realizar todas as operações de dados em uma matriz de armazenamento. Essa tecnologia alimenta a conversão simples e rápida de grandes volumes de dados em matrizes legadas para alto-utilização de volumes mais eficientes. Ou seja, dados que não interessam são filtrados e apenas as informações importantes para o negócio são armazenadas.

Outro ponto importante no projeto foi o ganho na velocidade do backup que passou de 60 para 20 horas, possibilitando a realização do processo durante o horário de expediente, sem ter impacto no ambiente. “Além da qualidade dos equipamentos, eu diria que o relacionamento com todo o time HPE é fundamental para o nosso negócio. Desde a equipe de vendas até a equipe de implantação, sempre tivemos todo o apoio necessário”, ressaltou.

Com a adoção do novo sistema, a ESPM ganhou facilidade em criar máquinas virtuais com a tecnologia de “zero detect”, facilitando a área de negócios. Além disso, existiu ganho de desempenho significativo na unidade de Porto Alegre com a substituição do ambiente de storage de vídeo pelo HPE 3Par StoreServ 7400, o que gerou melhoria nas aulas de edição de vídeo.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile