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Pesquisa mostra que 3 em cada 4 CIOs estão preocupados com o aumento da complexidade da TI

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A Dynatrace anuncia as conclusões de sua pesquisa global “Top Challenges for CIOs in a Software-Driven, Hybrid, Multi-Cloud World”, com participação de mais de 800 CIOs (Chief Information Officers) de todo o mundo. A pesquisa mostra que a transformação digital, a migração dos dados para a Computação em Nuvem e as maiores demandas para atender os clientes estão criando um crescente aumento na complexidade da TI e nos custos associados ao gerenciamento das redes corporativas. Os líderes técnicos estão preocupados com o efeito que isso tem na performance dos ambientes de tecnologia e nos negócios das organizações.

De acordo com as respostas obtidas na pesquisa, as possíveis perdas de receita (49%) e os danos à reputação (52%) estão entre as maiores preocupações dos CIOs na atualidade, em relação à maior complexidade das redes de TI. Essas preocupações se tornam ainda maiores, à medida que as empresas aceleram a mudança de suas estruturas, migrando das aplicações locais para a Computação em Nuvem.

Além disso, o levantamento indica que as equipes de TI passam 33% do tempo lidando com problemas de performance digital, custando às empresas uma média de US$ 3,3 milhões por ano, um aumento de 34% em comparação com os números registrados em 2018 – quando esse valor representava US$ 2,5 milhões. Para combater esse cenário, 88% dos CIOs dizem que a Inteligência Artificial (IA) será fundamental para ampliar a capacidade das equipes de TI dominarem o aumento da complexidade tecnológica.

As principais conclusões do relatório global de 2019 são:
 
O Software está transformando todos os negócios – Todas as empresas (de todos os setores) estão se transformando em um negócio de software. Isso porque a maneira como as companhias interagem com os clientes, asseguram experiências de qualidade e otimizam as receitas, hoje, é impulsionada por aplicações e pelos ambientes híbridos de várias Nuvens que os sustentam. Assim, o sucesso ou fracasso das operações está diretamente relacionado ao software que suporta os esforços da organização. Por outro lado, a expectativa por alta performance do software para “executar os negócios” tem ramificações significativas para os profissionais de TI.
 
– Segundo o relatório, 44% dos CIOs temem que possa haver uma ameaça à existência de seus negócios se suas equipes não conseguirem gerenciar a performance da estrutura de TI.

– Com a complexidade continuando a crescer, 74% dos CIOs acreditam que, em breve, será extremamente difícil realizar ações manuais para gerenciar a performance das redes com eficiência.
 
A expansão das estratégias corporativas de “Cloud First” está aumentando a complexidade da TI – Por trás dessa revolução de software está a Nuvem corporativa, permitindo que as empresas inovem mais rapidamente e, principalmente, atendam melhor às necessidades dos clientes.

A Nuvem corporativa é dinâmica, híbrida, dividida em múltiplas aplicações e desenvolvida em escala Web, contendo centenas de tecnologias, milhões de linhas de código e bilhões de dependências. No entanto, essa transformação não trata apenas de elevar e transferir serviços para o ambiente Cloud: esse cenário também representa uma mudança fundamental na maneira como as aplicações são criadas, implantadas e operadas.
 
– A maioria dos CIOs já está usando ou planeja implantar microsserviços (88%), contêineres (86%), computação sem servidor (85%), PaaS (89%), SaaS (94%), IaaS (91%) e Nuvem privada (95%) nos próximos 12 meses.

– Em média, a operação de aplicações móveis ou de Web perpassam 37 sistemas ou componentes de tecnologia diferentes. Isso traz um aumento inerente à complexidade de TI, dificultando o gerenciamento de performance às redes das organizações.
 
A Era dos Clientes aumenta a pressão para a oferta de experiências melhores – Estamos na Era dos Clientes, na qual o serviço de alta qualidade é essencial para as empresas, sobretudo devido à facilidade com que os clientes experimentam novas ofertas e compartilham suas experiências instantaneamente por meio das mídias sociais. A pesquisa destaca até que ponto as empresas estão lutando para combater a complexidade de TI que ameaça a experiência dos clientes, com os CIOs revelando que:
 
– Nos últimos 12 meses, as organizações sofreram, em média, seis interrupções de TI nas quais as experiências dos usuários, as receitas ou as operações dos negócios foram impactadas.
 
As equipes de TI estão sentindo a tensão – A transformação digital, a migração para a Nuvem corporativa e as crescentes demandas dos clientes estão pressionando coletivamente as equipes de TI, que continuam sentindo a tensão, especialmente no que se refere à performance. Revelando a extensão desse dilema, as principais conclusões da pesquisa também mostram que:
 
– Mais de três quartos dos CIOs (76%) dizem que não têm visibilidade completa sobre a performance das aplicações baseadas em arquiteturas nativas em Nuvem.

– 78% dos CIOs estão frustrados por gastar tanto tempo configurando o monitoramento de diferentes ambientes de Nuvem, ao invés de implementar e desenvolver novos serviços.

– As equipes de TI agora gastam aproximadamente 33% do tempo lidando com problemas de performance.
 
Os CIOs estão procurando a Inteligência Artificial para obter as respostas necessárias para suas operações – Como potencial solução para esses desafios, a pesquisa revela que 88% dos CIOs acreditam que a Inteligência Artificial (IA) será fundamental para a capacidade das equipes de TI dominarem a crescente complexidade de suas redes.

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