Plataforma aberta de análise de dados promete melhorar a Gestão Pública

0

O SAS acaba de lançar o Observatório Analítico, plataforma de análise de dados que servirá para auxiliar no planejamento, execução e monitoramento das políticas públicas dos órgãos públicos das esferas federal, estadual e municipal.

O projeto foi idealizado e realizado pelo SAS Brasil e ajudará na formulação de políticas públicas mais assertivas e eficientes, como direcionar os recursos excedentes para áreas prioritárias, entre elas saúde, segurança, meio ambiente e educação.
 
Segundo levantamento recente do BID, o Brasil perde cerca de US$ 68 bilhões por ano com gastos ineficientes de recursos públicos, o que representa 3,9% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.
 
A solução, desenvolvida como plataforma Open Source, fará o processamento e o cruzamentos de diferentes fontes de dados públicos, como Ministério da Justiça, Segurança Pública (ISP-RJ), ComprasNet, Datasus, INEP, RAIS, IBGE e fontes das secretarias de diferentes áreas do funcionalismo público. O resultado da aplicação de ferramentas de análise avançada de dados poderá revelar eventuais inconsistências, compras indevidas e situações que fujam da normalidade na prestação de contas.

Para o Meio Ambiente, por exemplo, será possível atuar no equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e reduzir os riscos do Licenciamento Ambiental, além de melhorar a eficiência no Monitoramento e Fiscalização. Na educação, outro exemplo, também poderá ajudar a definir a distribuição de verbas de merenda escolar com base na aplicação de critérios racionais sobre a demanda da população de crianças.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.