Adeus guerra das maquininhas! Chegou a era do QR Code

0

O ano de 2019 ficou marcado pela "guerra das maquininhas", na qual bancos e fintechs disputaram a atenção dos donos de bares e restaurantes por espaços e pontos de vendas, um movimento positivo de concorrência que originou uma redução de custos a lojistas e maiores possibilidades de negociações e flexibilização de benefícios. Na atualidade, 2020 trouxe ao centro uma nova disputa, agora com o "QRcode" como o foco.

Por mais que o código seja uma tecnologia um pouco "antiga" e já conhecida, muitos donos de estabelecimentos tinham receio de utilizá-la e os clientes não se adaptarem. Com a necessidade do distanciamento social, a opção ganhou força e gadgets de segurança, para garantir que os consumidores não tenham problemas com sua utilização. Entendendo esse potencial, o Banco Central lançou, recentemente, a nova modalidade de pagamentos instantâneos PIX, que promete revolucionar o modo como os consumidores transacionam valores, seja pagamentos ou transferências.

Mas voltando ao assunto principal deste artigo, atuando no food service há anos, entendo que a utilização massiva do QRCode e trará quatro principais vantagens para os donos de estabelecimento e também para os consumidores, a começar pela praticidade, bastando apenas contar com celular para a realização de pagamentos, sem a necessidade de andar com dinheiro ou cartões de crédito, e por exemplo.

Além disso, o sistema QR Code conta com um sistema de criptografia que impossibilita que dados sejam roubados, conferindo maior segurança a operações realizadas. Outro benefício é a agilidade no atendimento, possibilitando a realização de mais vendas em menos tempo, garantindo maior rotatividades de mesas. E, por fim, os pagamentos realizados a partir desta modalidade não tem taxas e nem mensalidade, sendo uma ótima solução para quem visa cortar custos.

O mundo mudou e está, claramente, mais tecnológico. Quando as vantagens acompanham esse avanço digital, o caminho é um só: sempre em frente. O consumidor e os donos de bares e restaurantes estão em um momento de entenderem a nova opção, mas, uma vez absorvida, o seu uso só tem a evoluir e fazer o número de vantagens aumentar. Ganham os clientes, os empreendedores e, claro, a economia. Ponto para o Banco Central!

Geison Correa, CEO e co-fundador da GrandChef.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.