A Agrodanieli, empresa do segmento de agronegócio que atua em todos os elos do setor avícola no Rio Grande do Sul, modernizou sua infraestrutura de TI com soluções IBM e consultoria do parceiro comercial LB2, visando potencializar a cadeia produtiva. As melhorias operacionais, que resultaram na redução de custos de até R$ 100 mil por dia, foram fruto de uma série de transformações da área de TI, incluindo a adoção dos sistemas de armazenamento IBM Storage Storwize FS5020, híbridos com discos SSDs, SAS e NLSAS, que trouxeram soluções seguras, resilientes, gerando escalabilidade e alto desempenho nas operações. Todo o projeto permitiu reduzir em 10 vezes a indisponibilidade da Fábrica de Rações, que era o principal objetivo do cliente. Após ter tido paradas de mais de 30 horas, hoje a Agrodanieli não chega a ficar parada uma hora no mês.
As soluções de armazenamento da IBM oferecem respostas simples que atendem aos requisitos de dados modernos e são elementos fundamentais para a estratégia de multicloud híbrida, gerando uma maior eficiência do armazenamento de backup, com tempo máximo de atividade e resistência. A continuidade de negócio garantida por uma infraestrutura de TI confiável foi fundamental para alcançar redução de custos, liberando tempo para foco no core business. Gargalos também foram eliminados no processo, principalmente na fábrica de rações.
O IBM FlashSystem 5010 (anteriormente conhecido como IBM Storwize V5020) são soluções all-flash e híbridas, projetadas para fornecer funcionalidades de nível empresarial sem comprometer a acessibilidade e o desempenho. A tecnologia é desenvolvida com os recursos do IBM Spectrum Virtualize™ e gerenciamento de armazenamento preditivo baseado em IA, com suporte proativo do Storage Insights™. A linha IBM FlashSystem 5000 ajuda a tornar tecnologias modernas, como inteligência artificial, acessíveis a empresas de todos os tamanhos.
Para aproveitar toda a capacidade de processamento de sua infraestrutura de TI, os servidores foram conectados aos switches SAN da IBM, instalados na base de infraestrutura de TI da empresa e, por meio da cópia síncrona entre os storages, o tempo de inatividade da planta de rações foi praticamente reduzido a zero. Isso representou uma economia de custos de até R$ 40 mil por hora, nos quais a fábrica ficava sem produzir. Além disso, com o sistema foi possível que a Agrodanieli melhorasse sua proteção de dados e privacidade em toda a sua estrutura de TI, criptografando cada etapa do ciclo de vida, transmissão, armazenamento e processamento de dados.
A empresa de Tapejara (RS) atua na produção de alimentos e suas atividades passam por toda a cadeia, desde o recebimento de grãos, como soja e milho, à industrialização com uma fábrica onde se produz o farelo de soja. Grande parte desse produto é destinado para sua própria ração, para alimentar os animais de sua integração. Conta também com um incubatório, com capacidade para suprir toda a sua cadeia, além da fábrica de rações, culminando assim no seu produto core que são cortes de frango congelados e resfriados. O investimento em soluções da IBM para a Agrodanieli foi viabilizado por meio de um projeto em parceria com a LB2, consultoria de serviços de TI de Londrina (PR).
"Conseguimos reduzir o tempo de carregamento dos caminhões de 18 para 15 minutos. Os três minutos a menos significam carregar quase dois caminhões a mais no período de pouco mais de uma hora", disse Rodrigo Menon, gerente de TI da Agrodanieli. O executivo ainda destaca a sinergia da área de TI com o setor de agropecuária da empresa. "A ação pontual da TI em parceria com a área de agropecuária foi fundamental para superar o que foi inicialmente planejado. Em pouco tempo e com investimento assertivo garantimos resultados e alta performance", finaliza.
"Toda a rede SAN foi montada em cima do protocolo Fibre Channel G5, entregando 16Gb de conexão entre os hosts e storages, permitindo uma comunicação de alta velocidade, baixíssima latência, sem interferência ou perdas. Além disso, com a utilização dos switches IBM SAN 24B-5, garantimos que o ambiente possua alta escalabilidade, o que é algo importante para a Agrodanieli tendo em vista suas previsões de crescimento", comenta Tiago Furlaneto, gerente de projetos da LB2. "Para assegurar a vazão de rede necessária para o ambiente, toda a rede dos servidores foi reestruturada em 10Gb", finaliza.