Publicidade
Início Notícias E-Commerce Vendas online ampliam a lucratividade em até 90%

Vendas online ampliam a lucratividade em até 90%

0
Publicidade

A pandemia elevou o e-commerce à categoria de serviço essencial. E os números mais do que comprovam isso. Dados do Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital revelam que, no Brasil, o segmento teve um salto vertiginoso em 2020, atingindo mais de 73% de expansão em relação a 2019.

Esse crescimento impactou diretamente outros setores, a exemplo do delivery, que expandiu 48,77% em 2020, segundo estudo da Statista. Estima-se que somente esse nicho de mercado movimente mais de 6,3 trilhões de dólares até o final deste ano.

Da mesma forma, os marketplaces também despontam com elevado crescimento dentro do comércio virtual. Se em 2019 representavam 35% do faturamento do setor, em 2020 aumentaram sua fatia para 51% – segundo dados da Abcomm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico).

Marketing digital

Neste cenário profundamente associado ao universo online, o marketing digital assume papel de protagonismo nas estratégias de comunicação das empresas. E os números também comprovam essa tendência. A expectativa é que, ao longo dos próximos cinco anos, os investimentos neste segmento cresçam cerca de 17,6% em todo o mundo, saindo de um patamar de US? 305 bilhões em 2020, para US$ 807 bilhões em 2026 – ainda segundo a Abcomm.

As razões são óbvias

Tais projeções se baseiam em pesquisas globais de opinião do consumidor, que reforçam a tendência de consolidação do e-commerce como algo que veio para ficar. Um exemplo é o relatório “Consumer Trends Report 2021”, que aponta que 46% dos brasileiros estão substituindo compras em lojas físicas por experiências online. Esse mesmo estudo aponta que 57% dos clientes se sentem mais confortáveis comprando online e 54% continuarão evitando visitas a lojas, supermercados e mercados de rua no futuro, devido às preocupações com a saúde.

Caminho sem volta (e muito mais lucrativo)

“Trata-se de um caminho sem volta, que se tornou um imperativo pra não só quem atua no varejo, mas também o mercado B2B”, analisa o especialista em marketing digital, Caio Cunha – que é presidente da WSI Master Brasil, franquia mundial deste segmento. Para ele, o marketing digital é indiscutivelmente a principal ferramenta de comunicação mercadológica do ‘novo normal’ que vivemos. E o lado bom disso é que as oportunidades de ampliação dos lucros também são indiscutivelmente maiores.

Custos bem menores

“Através do investimento em marketing digital, quando bem gerido, você tem um custo de 10% a 20% e um retorno de 80%, 85% ou de até 90% do seu investimento. Por outro lado, quando você tem que contratar um funcionário e pagá-lo, você vai ter, no máximo, um retorno de 50%. Ou seja, o digital permite uma redução de custo de 50% para 20%, 15%, e muitas vezes até 10%”, observa Cunha, que tem mais de 25 anos de experiência na indústria de tecnologia e já foi executivo de grandes multinacionais como PWC, SAP e Hitachi.

Estratégia é essencial

Ele destaca, contudo, que não existe receita pronta para vencer a concorrência – que também cresce na mesma escala. “É preciso buscar caminhos inteligentes para competir com as grandes marcas. Não basta, por exemplo, apenas adotar uma plataforma digital e esperar tudo seja resolvido. A concorrência é grande e exige muito mais de quem vende”, enfatiza o presidente da WSI Master Brasil.

No caso dos marketplaces, especificamente, ele diz que é preciso avaliar, antecipadamente, todos os custos que a empresa teria com a operação própria, da divulgação do anúncio à logística de entrega. “Geralmente não há muita diferença. Mas é preciso checar e, sobretudo, levar em conta que os marketplaces têm mais poder de negociação com as empresas de logística e isso representa agilidade e taxas de frete mais amigáveis”.

Outro fator que deve ser levado em conta, segundo ele, é o atendimento. “Essas plataformas solucionam um problema muito comum às microempresas que atuam online, que é a falta de funcionários. Quem faz varejo online precisa estar atento 100% do tempo e despachar os pedidos de forma instantânea, porque isso impacta no prazo de entrega e, de quebra, na reputação da empresa”.

Fortalecimento da marca

Em compensação, destaca Caio Cunha, o marketplace não ajuda a potencializar a marca do pequeno lojista ou fabricante. “A experiência de compra ficará diretamente associada à plataforma e não à pequena empresa. Daí, justamente, a importância de saber agregar com soluções próprias para atingir uma base maior de clientes e, ao mesmo tempo, colocar a própria marca em evidência. O caminho óbvio é investir em marketing digital com plataformas mais completas que integram todas as soluções digitais implantadas. E isso também vale para o segmento B2B, onde é crescente a demanda por e-commerce”.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile