A fabricante chinesa de equipamentos rede de telecomunicações Huawei anunciou nesta terça-feira (18/12) a formação de uma joint venture com a britânica Global Marine Systems para entrar no mercado de redes submarinas. As duas empresas formaram a Huawei Submarine Networks, que começa a funcionar no início de 2008, com o objetivo de fornecer equipamentos para redes submarinas, além de serviços especializados.
A Huawei vai entrar com os equipamentos ópticos e a Global Marine com os serviços. Fundada no Reino Unido, a empresa é especializada em engenharia marinha, com a prestação de serviços de manutenção e instalação de cabos submarinos.
O diretor de segurança da Huawei, Ping Guo, avalia que a evolução mundial rumo a redes 100% IP e a exigência por largura de banda, a fim de atender às aplicações multimídia de banda larga e à internet de alta velocidade, estão determinando o ressurgimento das redes submarinas de telecomunicações em certas regiões geográficas. Ele toma como base um estudo da T. Soja & Associates, empresa de análise do mercado de telecomunicações, que aponta que os gastos mundiais com este tipo de infra-estrutura deverá chegar à casa dos US$ 2 bilhões por ano nos próximos cinco anos.
Guo acredita também que há um enorme vácuo a ser preenchido até se melhorar a concorrência nesse mercado. ?Com a excepcional capacidade de fabricação e pesquisa e desenvolvimento da Huawei, e o abrangente conhecimento da Global Marine em engenharia submarina, pretendemos aumentar o valor para nossos clientes, oferecendo soluções diferenciadas para todos os seus planos de redes futuras.?