Calendário de ações para 2014: como definir as campanhas de e-mail marketing

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Planejar as ações anuais é um procedimento fundamental para que qualquer empresa alcance melhores resultados. Caso este profissional não tenha uma visão clara do que está por vir, as novidades e imprevistos podem fazer com que as campanhas de e-mail marketing se tornem uma verdadeira bagunça, impactando de forma negativa as taxas de abertura, cliques, reputação, imagem e até mesmo nas conversões em vendas.

Ao desenvolver um calendário de ações previstas para o ano, o profissional pode agendar, planejar e desenvolver estratégias mais eficazes de e-mail marketing, promovendo conteúdo relevante, no formato adequado e atendendo aos objetivos da organização.

O uso do calendário melhora a visualização das campanhas, facilita o estabelecimento de conexões entre assuntos similares, traz à tona novas formas de tratar o conteúdo já divulgado e permite monitorar a quantidade de envios que está sendo realizada, bem como os resultados com base nas metas estipuladas para cada uma das ações.

Saiba como definir as campanhas de e-mail marketing para a sua empresa com um calendário de ações bem estruturado:

Lançamentos: produtos ou serviços

O lançamento de um novo produto ou serviço é uma das melhores oportunidades para uma empresa se comunicar com seus clientes. Essa é a hora de mostrar o que você tem de melhor, tanto para apresentar as novidades, quanto para a fidelização de seus clientes.

No entanto, a campanha de e-mail marketing que irá acompanhar o lançamento precisa ser preparada com antecedência, permitindo que a empresa planeje quando o conteúdo deverá ser divulgado e para qual público. Além disso, a equipe de marketing terá mais tempo para conceber e criar as peças, aumentando as chances de sucesso da divulgação.

Desta forma, estabeleça um canal de comunicação eficaz com as áreas responsáveis pelos lançamentos de produtos e serviços em sua empresa e se antecipe à disponibilização dos mesmos.

Promoções: atrair novos clientes ou aumentar o faturamento

O calendário também pode ser extremamente útil para alavancar ações promocionais em datas especiais. Os dias da Secretária ou dos Professores, por exemplo, que às vezes passam despercebidos por muitos, podem ser grandes oportunidades para as empresas que vendem produtos ou serviços relacionados de alguma forma a esses profissionais.

No e-commerce, as empresas podem planejar, por exemplo, notificações de ações inovadoras para a Black Friday, data tradicional de descontos no varejo norte-americano que tem grande apelo entre os consumidores também no Brasil.

No caso das promoções, também é fundamental planejar as iniciativas com antecedência para que sua empresa não pareça estar improvisando as ações às pressas, à medida que as datas se aproximam.

Relacionamento: a chave do sucesso para as conversões

Desenvolver um bom relacionamento com os clientes é uma excelente forma de alcançar a fidelização e amenizar crises em condições extremas.

Uma boa ferramenta de e-mail marketing permite a utilização de réguas de relacionamento para automatizar alguns envios para perfis específicos de clientes, permitindo mensagens personalizadas em datas específicas.

As empresas que atuam no B2B podem enviar um e-mail para os clientes que completaram mais de um ano, demonstrando a valorização da parceria e estimulando novos negócios. Já as organizações que possuem programas de finalidade podem fazer envios personalizados de boas-vindas, saldo de pontos, produtos e serviços em oferta, novas parcerias, entre outros.

As festas de fim de ano e aniversários dos clientes também trazem inúmeras oportunidades para enviar mensagens positivas e estimular um engajamento com os consumidores.

Ações institucionais: engajando a sua marca

O calendário não serve apenas para promover ações que podem trazer retorno financeiro imediato para sua empresa. Ele também pode apoiar ações institucionais para manter os clientes informados, engajados e valorizar ativos intangíveis da empresa, como a marca e reputação.

O aniversário de fundação da empresa, notícias sobre novos negócios fechados, horários de funcionamento de lojas e unidades, feriados, paralisação de serviços e uma série de outras questões podem ser abordadas com bons resultados caso o calendário seja bem elaborado.

Com todas estas dicas, reúna os profissionais de marketing de sua empresa e defina as melhores datas para as suas ações. Planeje-se e colha os frutos no ano que se inicia!

Vagner Pereira, coordenador de Marketing da Akna

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