A BlueFocus Communications Group Co. Ltd (BlueFocus), grupo de serviços de marketing da China, anunciou nesta quarta-feira, 18, a aquisição das ações majoritárias da We Are Social, rede global de agência especializada em social media do mundo.Ela irá adquirir um valor inicial de £18.7 milhões ($30m / €22m), considerando ainda o desempenho futuro durante o período de três anos.
A We Are Social foi fundada em 2008 por Robin Grant e Nathan McDonald, como resposta as mudanças que vinham acontecendo no mercado de comunicações. A agência tornou-se conhecida pela criação de diversos trabalhos estratégicos e premiados, para uma grande base de clientes globais, incluindo Adidas, Heinz, Kimberly-Clark, Mondelez, Heineken, eBay, Jaguar, Intel, Moët & Chandon e Expedia.
Atualmente, a WAS emprega 400 pessoas em seus oito escritórios globais, situados em Nova York, Londres, Paris, Milão, Munique, Cingapura, Sydney e São Paulo, o que faz da We Are Social a maior rede de agências em social media no mundo.
Em apenas cinco anos a We are Social atingiu um faturamento global de £23 milhões (US$ 38 milhões/€27m) , com um volume de negócios previsto para £35 milhões ((US$57m / €42m) para esse ano fiscal. A BlueFocus adquira 82,8% das ações da We Are Social
A WAS continuará a operar como uma marca independente, com sua própria cultura.
Grant e McDonald, juntamente com os atuais diretores-gerais de cada mercado, continuarão a liderar a agência.
A BlueFocus é o maior grupo de serviços de marketing da China, listada na bolsa de Shenzhen com valor de mercado de $3.7bn. Crescendo a um ritmo mais rápido do que qualquer outro grupo de serviços de marketing em todo o mundo, com um crescimento de 72% em seu último ano fiscal, a BlueFocus tem a ambição de aumentar suas receitas em 10 vezes nos nos próximos 10 anos.
Possui uma gama de negócios envolvendo Relações Públicas, compra de mídia, digital, publicidade digital e empresas de jogos online na China, incluindo a Blue Digital (antes conhecida como BlueFocus PR), a agência de Relações Públicas número 1 de toda a Ásia. Atualmente 50% de suas receitas vêm de digital. A BlueFocus e a We are Social possuem alguns clientes mútuos tais como Lenovo, Jaguar Land Rover e Cisco.
Leslie Orsioli, sócia e diretora da We Are Social Brasil, diz que “essa parceria com a BlueFocus que nos permitirá expandir de forma mais rápida, nos dando total liberdade de seguir como uma marca independente e acelerar a nossa missão em colocar o ‘social thinking’ no centro do marketing em geral. A China é um mercado revelante e de extrema importância para empresas brasileiras e fundamental para nossos planos de crescimento e de nossos clientes. Estar ao lado da BlueFocus não só nos ajudará, mas permitirá acompanhar de dentro e perto esta economia que cresce rapidamente.”
A transação está sujeita à aprovação regulatória chinesa, que está previsto para ser recebido dentro de três meses. A We Are Social recebeu consultoria da Results International e Osborne Clarke, e a BlueFocus, da BDO e Ashurst.