Cinco aspectos que mostram a importância do Design de Serviços para a evolução da TI

0

A vida que levamos hoje se deve, em grande parte, a indústria de bens. Desde as primeiras manufaturas até as grandes indústrias atuais que afetam diversos aspectos do nosso cotidiano: o crescimento e o desenvolvimento das cidades, as tendências de mercado e até a forma como percebemos valor.

Por ser uma indústria mais antiga, grande parte dos conceitos de gestão que utilizamos são baseados nela. Por exemplo, o valor gerado na produção ou na venda de um produto está na troca, por isso, conceitos como margem de contribuição, produtividade e economia de escala são tão importantes.

,. Tempo de espera, qualidade do atendimento e conhecimento dos profissionais são alguns exemplos entre vários outros motivos de reclamações.

Pensando nisso, surgiu o Service Design (design de serviços), uma nova forma de se pensar a prestação de serviços, com foco na necessidade do usuário. Seu uso ajuda a inovar (criar novo) ou melhorar (existentes) serviços para torná-los mais úteis, utilizáveis e desejáveis para clientes e eficientes para organizações. É um novo campo holístico, multidisciplinar e integrado.

Para utilizar o Service Design no desenvolvimento de novos serviços, existem 5 pontos a serem considerados:

  1. Foco no usuário: A forma como você pensa seus serviços, coloca seus clientes no coração do processo? Você conhece quem são seus consumidores, suas necessidades?
  2. Co-criada: Na fase de planejamento, você incentiva a participação dos stakeholders na criação do serviço? Seus stakeholders são convidados a participar de sessões de testes e dar feedbacks a respeito do seu serviço?
  3. Sequenciamento: Já pensou em como é para o consumidor as fases de pré (identificação da necessidade) e pós-serviço? Durante o atendimento, as etapas pelas quais o cliente deve passar foram pensadas de forma que ele não fique sobrecarregado ou entediado com o volume de informações ou contatos?
  4. Evidências: Você consegue gerar evidências tangíveis dos seus serviços?
  5. Holístico: Você leva em consideração o ambiente no qual o serviço está sendo prestado?

Pensar em um serviço focando no usuário é o que irá garantir seu valor e sustentabilidade para a empresa.

Lívia Boaventura Menezes, gerente de Projetos na Sankhya.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.