Publicidade
Início Notícias Net e Telefônica podem receber multa milionária do Procon-SP

Net e Telefônica podem receber multa milionária do Procon-SP

0
Publicidade

Segundo o Procon de São Paulo, as operadoras Net e Telefônica estão entre as nove empresas do Estado que mais infringiram a Lei 13.226/08 e o Decreto Estadual 53.921/08, que proíbem empresas de telefonarem oferecendo produtos e serviços para os consumidores que preencherem seus dados no cadastro de bloqueio de ligações de telemarketing, disponível no site www.procon.sp.gov.br e nos postos do Poupa Tempo. Desde a entrada em vigor da legislação, em 1º de abril de 2009, até 15 de janeiro de 2010, cerca de 330 mil consumidores cadastraram-se com o intuito de não receber mais ofertas de produtos ou serviços por intermédio das centrais de telemarketing. Porém, durante o período, 2.069 pessoas alegaram que diversas empresas não respeitaram seus pedidos de exclusão. As outras sete empresas, além da Telefônica e da Net, que responderão processos administrativos são do setor bancário, hoteleiro, editorial e funerário e poderão ser multadas em até R$ 3,192 milhões conforme o Artigo 57 da Lei 8.078/90, do Código de Defesa do Consumidor. Essa multa é estipulada com base em três critérios, que são a receita bruta mensal da companhia, a gravidade da infração e a vantagem auferida pelo ato. "Como as operadoras são companhias de grande porte, pagam o teto, ou seja os R$ 3 milhões", revela Renan Bueno Ferraciolli, assistente de Direção do Procon-SP. Segundo ele, há outras empresas reclamadas, mas somente essas nove companhias concentraram 30% do total de reclamações no período de vigência da lei, por isso estão sendo autuadas. "A aplicação da sanção tem efeito punitivo e educativo", diz. Ele exemplifica. "A Claro, no ano passado, recebeu várias sanções e multas por descumprir a nova Lei do SAC e agora está investindo para incrementar o seu serviço de atendimento", acrescenta.
Posicionamento
Procurada por este noticiário, a Net informou, por meio de nota oficial, que investiu em sistemas e processos para atender as determinações da Lei 13.226/08. Segundo a nota, "as ligações realizadas pelo telemarketing da empresa passam por um filtro e os nomes de clientes que solicitaram inclusão no cadastro de bloqueios são excluídos automaticamente". A Net reforça que respeita a legislação vigente e vai apurar e esclarecer os casos registrados pelo Procon.
A Telefônica informou que não recebeu, até o dia 19, a autuação anunciada pelo Procon-SP, que consta no site da instituição. O comunicado oficial da tele diz que "sem conhecer o teor da autuação, a empresa não tem como confirmar se algum dos consumidores citados pelo Procon recebeu ligações originadas de números que são, de fato, do serviço de comercialização de produtos e serviços da Telefônica". Na nota, a operadora afirma que cumpre integralmente a legislação e os regulamentos setoriais brasileiros e que tomou todas as medidas as medidas necessárias para o cumprimento da lei estadual que trata do tema. A Telefônica garante também que se manifestará sobre o que de fato ocorreu tão logo tome conhecimento do teor da autuação.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile