Publicidade
Início Notícias Negócios Microsoft compra sueca Mojang, dona do popular game Minecraft, por US$ 2,5...

Microsoft compra sueca Mojang, dona do popular game Minecraft, por US$ 2,5 bilhões

0
Publicidade

A Microsoft anunciou a compra da Mojang, a empresa de videogames sueca dona do famoso jogo Minecraft, em uma transação avaliada em US$ 2,5 bilhões. Esta é a maior aquisição do CEO Satya Nadella desde que ele assumiu o comando da empresa e é vista por analistas como capaz de impulsionar os negócios do Xbox, o videogame da gigante de tecnologia. “O Minecraft é mais do que uma grande franquia de jogos, é uma plataforma aberta mundial, impulsionada por uma comunidade vibrante, rica em novas oportunidades para a Microsoft”, disse Nadella em um comunicado.

Lançado em 2009, o Minecraft tornou-se um fenômeno cultural e atualmente tem mais de 50 milhões de usuários registrados, com 14,3 milhões de cópias do jogo em PCs e consoles de videogame. Hoje, ele também está disponível para dispositivos móveis. “Os jogadores de Minecraft o transformaram em algo que superou todas as nossas expectativas. A aquisição pela Microsoft abre um novo capítulo para a incrível história do Minecraft”, disse o CEO da Mojang, Carl Manneh, em outro comunicado.

Com mais de 30 anos de operação, a Mojang até hoje evitou se associar ou firmar parcerias com grandes empresas. Agora, com a aquisição, Markus Persson, fundador da Mojang e a mente criativa por trás do Minecraft, deixa a empresa. “Os fundadores Notch [apelido adotado por Persson nas redes sociais], Carl [Manneh] e Jakob [Porser] estão deixando a empresa”, disse a Mojang em um post no blog corporativo.

Para a Microsoft, porém, o Minecraft deve repreentar mais do que apenas um jogo de videogame. Muito semelhante ao que ocorreu com a compra da Bungie, fabricante do game Halo, há 14 anos — a série Halo já vendeu mais de 50 milhões de cópias e faturou US$ 3 bilhões desde o lançamento do primeiro título, em 2001 —, a franquia Minecraft deve colocar a fabricante de software no topo do mercado de entretenimento.

O game, já disponível para o Xbox, além de competir com o PlayStation, pode ser jogado em uma série de dispositivos móveis. Analistas acreditam que a Microsoft poderá aproveitar a popularidade do Minecraft para incentivar os consumidores a comprar seus dispositivos, oferecendo níveis ou características únicas para o Xbox ou dispositivos móveis como o Windows Phone e desktops com o sistema operacional Windows.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile