A Microsoft anunciou a compra da Mojang, a empresa de videogames sueca dona do famoso jogo Minecraft, em uma transação avaliada em US$ 2,5 bilhões. Esta é a maior aquisição do CEO Satya Nadella desde que ele assumiu o comando da empresa e é vista por analistas como capaz de impulsionar os negócios do Xbox, o videogame da gigante de tecnologia. “O Minecraft é mais do que uma grande franquia de jogos, é uma plataforma aberta mundial, impulsionada por uma comunidade vibrante, rica em novas oportunidades para a Microsoft”, disse Nadella em um comunicado.
Lançado em 2009, o Minecraft tornou-se um fenômeno cultural e atualmente tem mais de 50 milhões de usuários registrados, com 14,3 milhões de cópias do jogo em PCs e consoles de videogame. Hoje, ele também está disponível para dispositivos móveis. “Os jogadores de Minecraft o transformaram em algo que superou todas as nossas expectativas. A aquisição pela Microsoft abre um novo capítulo para a incrível história do Minecraft”, disse o CEO da Mojang, Carl Manneh, em outro comunicado.
Com mais de 30 anos de operação, a Mojang até hoje evitou se associar ou firmar parcerias com grandes empresas. Agora, com a aquisição, Markus Persson, fundador da Mojang e a mente criativa por trás do Minecraft, deixa a empresa. “Os fundadores Notch [apelido adotado por Persson nas redes sociais], Carl [Manneh] e Jakob [Porser] estão deixando a empresa”, disse a Mojang em um post no blog corporativo.
Para a Microsoft, porém, o Minecraft deve repreentar mais do que apenas um jogo de videogame. Muito semelhante ao que ocorreu com a compra da Bungie, fabricante do game Halo, há 14 anos — a série Halo já vendeu mais de 50 milhões de cópias e faturou US$ 3 bilhões desde o lançamento do primeiro título, em 2001 —, a franquia Minecraft deve colocar a fabricante de software no topo do mercado de entretenimento.
O game, já disponível para o Xbox, além de competir com o PlayStation, pode ser jogado em uma série de dispositivos móveis. Analistas acreditam que a Microsoft poderá aproveitar a popularidade do Minecraft para incentivar os consumidores a comprar seus dispositivos, oferecendo níveis ou características únicas para o Xbox ou dispositivos móveis como o Windows Phone e desktops com o sistema operacional Windows.