Oracle é processada por discriminação na contratação e nos salários

0

O Departamento do Trabalho norte-americano ingressou com processo contra a Oracle por discriminação na contratação e nos salários nos Estados Unidos. Segundo o órgão, a companhia "rotineiramente e sistematicamente paga mais a trabalhadores brancos  do que às mulheres e minorias nas mesmas posições, bem como discrimina os candidatos não asiáticos no processo de recrutamento.

O processo, apresentado na terça-feira, 17, alega que a Oracle pagou às mulheres, afro-americanos e asiáticos menos do que a seus homólogos masculinos brancos com os mesmos cargos. Segundo a petição, a companhia também favorece os asiáticos em contratações para as áreas de desenvolvimento de produtos e outros trabalhos técnicos, discriminando os candidatos não-asiáticos no processo.

A Oracle negou as alegações. "a queixa tem motivação política, baseada em alegações falsas, e totalmente sem mérito", disse uma porta-voz em comunicado. "A Oracle valoriza a diversidade e a inclusão e é uma empregada responsável pela igualdade de oportunidades e de ação afirmativa. Nossas decisões de contratação e pagamento não são discriminatórias e são feitas com base em fatores de negócios legítimos, incluindo experiência e mérito".

Segundo o site Women in Comms, nos últimos tempos houve um grande empurrão para mais transparência em torno de práticas de contratação, remuneração e diversidade em empresas de tecnologia. Muitas, inclusive, têm compartilhado suas estatísticas de diversidade por iniciativa própria. A Oracle até promove um compromisso com a diversidade em seu site, mas compartilha dados pouco detalhados das suas estatísticas de diversidade, incluindo que ela é composta por 37% de minorias e 29% de mulheres. Trinta e quatro por cento de seus gerentes são minorias, e 25% são mulheres.

A ação do Departamento de Trabalho dos EUA diz que a Oracle se recusou a "atender aos pedidos rotineiros de dados e registros de empregos". O processo cita que a empresa está sendo investigada há dois anos, período em que vem sendo incentivada a fornecer esta documentação.

A ação busca compensação por perda de salários e benefícios para os afetados, bem como pretende forçar a Oracle a acabar com essas práticas discriminatórias, sugerindo que a Oracle pode perder milhões em contratos federais se não mudar seus caminhos.

Este processo, resultado de uma revisão regular de conformidade pelo governo, ocorre pouco depois que o Departamento do Trabalho também entrou com ação contra o Google por não fornecer dados semelhantes. A ação contra a Google, no entanto, não reivindica qualquer irregularidade ou discriminação em suas práticas de emprego. O Google disse que evita compartilhar informações confidenciais sobre seus empregados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.