Ensino em cibersegurança é um desafio a ser superado em 2019

0

Ciberataques ameaçam o mundo constantemente, e é fácil perceber como eles influenciam o cotidiano das pessoas em diversas esferas, tanto no âmbito público quanto no privado. A prevenção a esses tipos de ataque demanda um investimento constante na formação e capacitação de profissionais – um ponto que deve se desenvolver nos próximos anos, especialmente se analisarmos o panorama atual da cibersegurança em âmbito global.

Um estudo recente do (ISC)², instituto focado em educação e certificações profissionais em Segurança da Informação e Cibersegurança, aponta que há cada vez menos especialistas nessa área, que chega a quase 3 milhões de profissionais no mundo.

Remediar esse cenário depende de diferentes fatores, mas é possível contar com o auxílio da própria tecnologia para acelerar a corrida rumo ao conhecimento sobre segurança virtual, com um modo cada vez mais dinâmico de aprendizado. Nesse sentido, cursos online e programas avançados de estudos podem promover esse tipo de conhecimento para profissionais.

A inteligência artificial, por exemplo, é cada vez mais usada com esse fim. Além do impacto positivo já conhecido em áreas como saúde o setor financeiro, também pode ser uma aliada eficaz para o aprendizado e a cibersegurança.

Na Indra, nós criamos uma ferramenta chamada Cyber Range, que se adapta ao modo de aprendizagem do aluno e já foi testada por mais de mil profissionais das Forças Armadas, Batalhões e Forças de Segurança, órgãos oficiais, universidades e empresas de 50 países, com resultados de grande relevância.

Essa é apenas uma das iniciativas que está em andamento para capacitar novos profissionais para terem o conhecimento necessário e serem capazes de combater possíveis ameaças on-line. Recentemente, a Siemens e alguns parceiros lançaram uma carta de compromisso (o Charter of Trust) que exige normas e regras para aumentar a confiança na cibersegurança e avançar com a digitalização, por exemplo.

As iniciativas profissionais são importantes para fomentar a cibersegurança em nível corporativo, mas uma mudança estrutural, com a garantia de que essa demanda seja suprida, exige que a cibersegurança seja um tema presente desde a educação básica. Em um evento ocorrido recentemente no Brasil, o presidente da SaferNet Brasil afirmou que é necessário massificar uma cultura de educação digital desde os primeiros cliques.

Em um mundo cada vez mais conectado, é fundamental estabelecer parcerias com universidades e colégios, maximizando o conhecimento acerca dos riscos do mundo virtual, o que aumentará as chances de formar novos profissionais dedicados à área em médio e longo prazos.

Na Europa, por exemplo, a Minsait tem diferentes parcerias estabelecidas com a Universidade Carlos III, uma das principais de Madrid no desenvolvimento de tecnologias importantes que envolvem pontos desde usos inovadores de inteligência artificial até a elaboração de novas ferramentas e plataformas para aumentar a consciência acerca da cibersegurança em pontos como cidades inteligentes e avanço da IoT.

É claro que esse uso, investimento e parcerias estão condicionados às atividades exercidas por cada setor. O financeiro, por exemplo, por lidar frequentemente com operações de risco, tende a investir mais nesse tipo de qualificação profissional do que o setor público, por exemplo.

Ainda assim, é fundamental ter em mente que é necessário investir em cibersegurança, já que essa é uma das ferramentas mais poderosas para prevenir danos. Com a nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) adaptada à operação brasileira, os investimentos devem se intensificar nos próximos anos – o que implicará em uma demanda cada vez maior de profissionais especializados na área. É uma oportunidade e tanto para que novos profissionais de tecnologia possam se desenvolver em um mundo totalmente novo e carente desse tipo de serviço.

Nesse cenário, mais organizações devem exigir treinamentos e graduações em segurança cibernética para CSOs e CISOs como forma de se protegerem contra possíveis ataques.

Wander Cunha, head da Minsait, uma compahia da Indra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.