Publicidade
Início Gestão Cloud Comerc migra dados para nuvem e avança na transformação digital

Comerc migra dados para nuvem e avança na transformação digital

0
Publicidade

A Comerc Energia investiu em tecnologia em busca de mais disponibilidade, redução de custos, segurança e maior controle da operação. Com esse objetivo, a companhia optou pela migração da base de dados de seu sistema principal, ERP, para a nuvem. A VMware, com o apoio da Doc88, empresa de tecnologia que integra o grupo Comerc Energia, e a parceira Triple S, foi a responsável pela transferência, realizada com o VMware HCX – Hybrid Cloud Exchange, que permite a extensão de ambientes locais para a nuvem de maneira contínua e simplifica a migração de aplicações, o rebalanceamento da carga de trabalho e a continuidade de negócios. 

A migração do sistema ERP da Comerc Energia, com uma base próxima de 20 Terabytes de informação, foi realizada com rapidez, sem nenhuma interrupção nas operações da empresa e trouxe resultados positivos: testes de comparação de desempenho realizados entre a antiga estrutura on-premise e a infraestrutura VMware Cloud on AWS, mostram ganhos significativos, pois os servidores da provedora de nuvem têm tecnologia mais avançada e ágil do que o hardware físico. 

Foram consideradas três operações do ERP: leitura, gravação e alteração de dados. Ao comparar o resultado após a execução de uma mesma rotina, considerando a mesma base de dados, o ganho de performance varia entre 43% e  52% nos três indicadores avaliados.

“Com VMware Cloud on AWS, passamos a ter um ambiente extremamente resiliente e controlado, o que gerou mais tranquilidade e uma média de 45% em ganho de produtividade. Além disso, quando falamos em negócio, hoje transmitimos uma mensagem importante ao mercado, aos clientes e aos nossos colaboradores, de que o ambiente de infraestrutura onde roda a operação da Comerc Energia segue o padrão mundial, com qualidade e todas as certificações que o ambiente da AWS provê”, avalia Alex Fonseca, Chief Product Owner na DOC88. 

Além da preocupação com o grande volume de dados da base do sistema ERP, a Comerc Energia enxergava a adaptação do cliente final ao novo modelo como um desafio. Antes, os colaboradores estavam a uma distância física curta dos servidores, no escritório da companhia, com acesso por meio de rede interna. “Foi necessária uma mudança cultural e a quebra de paradigma em relação ao uso da nuvem, o que foi feito sem intercorrências e gerou benefícios importantes para uma melhor experiência do usuário, principalmente, pela maior disponibilidade gerada pelo VMware Cloud on AWS”, explica Fonseca. 

Além disso, os colaboradores passaram a demonstrar menos preocupações na execução de atividades do dia a dia, com a segurança de uma infraestrutura menos suscetível a instabilidades ou outras falhas que poderiam ser geradas por questões como indisponibilidade de energia. Dessa forma, foram alcançadas entregas melhores e mais ágeis, além de mais dedicação dos profissionais a atividades estratégicas do negócio. 

No projeto, a Comerc Energia contou, ainda, com o apoio da Triple S, principalmente na  gestão e supervisão da operação, dando mais liberdade para que a equipe de TI se dedicasse ao core business da companhia. “A Triple S encontrou na Comerc e na Doc88 os parceiros ideais para colocar em prática o valor de seu modelo de Managed Services Provider (MSP), disponibilizando o conhecimento técnico, em gestão de multi-cloud e em customer success, para que eles pudessem inovar sem as preocupações do dia-a-dia de TI”, avalia Marcos Ferrari, Sales Lead da Triple S.

Do ponto de vista técnico, a Doc88 relata um importante ganho de tranquilidade ao executar tarefas e operar todo o ambiente em nuvem, mais resiliente. “Com a migração, deixamos de nos preocupar com questões antes corriqueiras, que envolvem disponibilidade, agilidade e segurança. Se pensarmos na rotina de backup, por exemplo, com a migração para a nuvem, passamos a realizar backups em 30% do tempo que disponibilizávamos para a ação em servidores internos. O fato de conseguirmos trabalhar com mais agilidade já traz mais tranquilidade à equipe de TI”, pondera Fonseca. O executivo ressalta que o custo relacionado à flexibilidade da nuvem também foi um quesito importante na decisão. “O investimento em infraestrutura interna seria muito mais alto e não se justificaria. Além disso, com servidores on-premise, não seria possível alcançarmos o mesmo padrão de qualidade.”

A migração  representa novas formas internas de fazer e pensar o negócio, com mais inovação e desenvolvimento de novos valores. “A nuvem trouxe benefícios que vão além dos nossos objetivos iniciais, em sua maioria, técnicos. Hoje percebemos mais confiança dos clientes e mais engajamento de colaboradores, entre outras razões que impulsionam novas medidas e constante inovação interna”, avalia. 

Com os ganhos observados, a Comerc Energia pretende estender o projeto para uma estratégia multi-cloud que segmente produtos e serviços para a combinação de melhor custo-benefício. Além disso, a empresa já avalia a estruturação de um data lake armazenado em nuvem, conforme as melhores práticas do mercado. A intenção é instituir o conceito data driven, com foco em análise de dados para melhores respostas de problemas de negócio e melhor atendimento aos clientes. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile