Transformação digital vai muito além das novas tecnologias, como a pandemia faz parecer

0

O assunto transformação digital não é novo e vem ganhando força ao longo dos anos. Mas a pandemia acelerou esse processo e o tema virou prioridade dentro das empresas. O que estamos vendo é uma verdadeira corrida pela digitalização dos negócios, principalmente, por conta dos desafios trazidos pela Covid-19.

De modo geral, o ano foi marcado pela quebra de paradigmas e pela transformação contínua da sociedade das relações entre as pessoas. Com isso, empresas de todos os segmentos tiveram de buscar rapidamente respostas para perguntas decorrentes dessa nova realidade: como atravessar esse cenário de incertezas impostas pelo isolamento social da melhor forma possível para a saúde do meu negócio? Como oferecer boas condições de trabalho para meus funcionários em jornadas de trabalho remotas para não perder produtividade? Como continuar vendendo e fidelizando os clientes para atingir os objetivos e metas pré-definidos?

A pandemia trouxe mudanças importantes no comportamento dos clientes e como eles se relacionam com as empresas e marcas, uma vez que buscam valores mais alinhados com a sociedade e vínculos mais humanizados. E é nesse momento em que podemos enxergar a transformação digital como principal motor de inovação. Por isso vemos diversas pesquisas de mercado que mostram que 2020 houve uma aceleração da transformação digital nas empresas. Mas o que isso significa? E será que as empresas estão aproveitando todo esse potencial?

A transformação digital pode ser definida como a incorporação de tecnologias para otimizar processos, mudança na cultura empresarial e adoção de novos modelos de negócios. O objetivo não é apenas gerar melhores resultados, mas garantir a perenidade da empresa, preparando-a para enfrentar os desafios atuais e futuros de um mundo em transformação. Esse processo impacta diretamente na competitividade e, consequentemente, na receita e valuation das empresas.

Mas as necessidades impostas pela pandemia podem gerar uma falsa percepção do que é a transformação digital. Não se trata apenas de implementar sistemas de videoconferência ou de criar plataformas online de e-commerce ou de vendas B2B. Essas iniciativas respondem a demandas urgentes, mas não são suficientes para inserir a companhia em um contexto de transformação digital.

É importante, sim, digitalizar e ganhar eficiência com os processos digitais, passar a trabalhar com fornecedores mais inovadores – como as startups – etc. Entretanto, não se deve parar por aí.

Além de utilizar os recursos tecnológicos como um elemento central e estratégico, que simplifique os fluxos de trabalho e envolva todas as pessoas em uma atuação verdadeiramente colaborativa, é necessário mexer no "como" acontece o processo de tomada de decisão das empresas.

É necessário identificar em quais áreas é possível ter times multidisciplinares, trabalhando como se fossem pequenas unidades de negócios (startups internas), com liderança clara e reportando para os executivos, que nesse momento passam a ser os "investidores" internos. Uma vez que você dá poder de decisão para os times que estão na ponta – área de atendimento ao cliente, por exemplo -, é possível ganhar eficiência de verdade.

Para inovar efetivamente o negócio é preciso ainda repensar como o mercado percebe a cadeia de valor na qual a companhia está inserida e, dessa forma, antever e, até mesmo, realizar mudanças com o objetivo de ganhar competitividade e inovar seu modelo de negócios.

Mas como ultrapassar os obstáculos para trazer essa inovação para a empresa?

Para que haja ganhos reais, é preciso ir além e criar uma verdadeira cultura de inovação, funcionando como uma engrenagem capaz de modificar processos, o modelo de negócio e, até mesmo, atuação da empresa no mercado.

A peça central para que isso acontece é uma liderança engajada que fomente essa prática internamente. O suporte desses líderes é essencial para que a empresa crie processos claros de inovação, compartilhe informações sobre oportunidades de mercado e capacite seus profissionais a defenderem suas teses e ideias.

Iniciar esse processo não é fácil e exige uma alta tolerância a erros. Somente assim será possível desatar obstáculos iniciais e estimular uma verdadeira cultura de inovação em todas as áreas da empresa.

Em resumo, a transformação digital é uma combinação da digitalização da empresa – que se reverte em ganho de eficiência operacional -, com a mudança estrutural da operação – processos de decisão, gestão etc. – para poder alcançar a inovação do negócio e potencializar os valores e resultados da empresa.

Pedro Donati, diretor executivo de tecnologia da Falconi.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.