Banda larga móvel cresce 50% no mundo e atinge 1,5 bilhão de assinaturas, diz Ericsson

    0

    A penetração global da telefonia móvel atingiu 89% no último trimestre de 2012. As assinaturas desse serviço cresceram em torno de 9% de 2011 para 2012, e agora somam 6,3 bilhões, embora o número real de assinantes esteja em torno de 4,4 bilhões.

    Nos três últimos meses de 2012, as assinaturas de banda larga móvel aumentaram em 125 milhões  (um acréscimo anual de  50%), totalizando 1,5 bilhão. O número total de novas contas adicionadas no trimestre (inclusive banda larga) somou 140 milhões. No  período, o tráfego global de dados móveis dobrou em relação a igual período de 2011.

    As informações foram divulgadas pela Ericsson na mais recente atualização do seu relatório Ericsson Mobility Report.

    Os pesquisadores da fornecedora de tecnologia explicam que a grande diferença entre o número de assinaturas e o de assinantes deve-se ao fato de que muitas pessoas possuem mais de uma assinatura, o que resulta em penetração superior a 100% em vários países.

    Os motivos, segundo eles, incluem busca por redução de custos com o uso de assinaturas otimizadas para diferentes tipos de chamadas e separação de contas por tipo de dispositivo (tablets, celulares, notebooks), entre outros. Além disso, muitas operadoras demoram a excluir assinaturas inativas do seu banco de dados.

    As estatísticas revelam que no fim do quarto trimestre de 2012 a taxa de penetração da telefona móvel na América Latina era de 113% (veja taxa das demais regiões no quadro abaixo.)

    A China sozinha respondeu por 22% das adições no trimestre, o que significa acréscimo de 30 milhões de assinaturas. Na sequência, vêm Índia (adição de 11 milhões de assinaturas), Bangladesh (9 milhões), Indonésia (8 milhões) e Nigéria (5 millhões).

    Os analistas da Ericsson confirmam a existência de um contínuo e forte impulso no uso de smartphones em todas as regiões do globo.

    De fato, aproximadamente 40% de todos os telefones móveis vendidos no ano de 2012 eram smartphones, comparados com cerca de 30% durante o ano de 2011, segundo o estudo.

    Mas os smartphones ainda representam entre 15% a 20% da base mundial de assinaturas de celulares, o que configura oportunidades e considerável margem para crescimento, eles observam.

    Quanto às tecnologias de rede de telefonia móvel, o relatório informa que as assinaturas de serviços baseados em GSM/GPRS/EDGE cresceram em torno de 44 milhões no trimestre, e as baseadas em WCDMA/HSPA aumentaram cerca de 70 milhões no período. Já as assinaturas de tecnologia LTE aumentaram de 14 milhões para 57 milhões.

    Penetração da telefonia móvel, por região

    Assinaturas móveis, por região (*)

    (*) Barras superiores = adições líquidas de assinaturas móveis no 4º Trim/2012, em milhões; Barras inferiores = número total de assinaturas móveis, em milhões

    Fonte: Ericsson Mobility Report -  4º Trim/2012

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.