Comissão europeia assina contrato para construir portal de dados abertos

0

A Capgemini anuncia a assinatura de contrato de três anos com a Comissão Europeia para a implantação de uma plataforma de dados abertos. A meta é desenvolver, lançar e operar um único portal pan-europeu, que reunirá informações públicas de 39 países. Os dados serão disponibilizados para todos os residentes da Europa que tenham acesso à internet.

A Capgemini Consulting liderará este projeto, coordenando o número de parceiros e empresas subcontratadas, inclusive subsidiárias do Grupo – Sogeti, Intrasoft International, Open Data Institute, Fraunhofer FOKUS, com.terra, University of Southampton e time.lex.

O consórcio ajudará a administração pública de cada um dos 39 países a implementar políticas sobre dados abertos, para garantir sua aceitação e fornecimento, além de comprovar o impacto econômico decorrente do seu reaproveitamento, conforme detalhado no recente G8 Open Data Charter. Isto inclui promover o conhecimento sobre os requisitos organizacionais e técnicos, necessários para fomentar a publicação dos dados públicos, ministrando treinamentos, desenvolvendo estratégias de interação com grupos de usuários e promovendo condições de licenciamento amigáveis que possam ser reaproveitadas. Empresas do setor privado também participarão do projeto, a fim de possibilitar a criação de novos produtos e serviços, na medida em que os cidadãos se preparam para fazer escolhas mais fundamentadas.

O projeto cobrirá toda a cadeia de valor dos dados, desde a evolução dos gastos com auxílio internacional por país até informações detalhadas sobre projetos de pesquisa financiados pela União Europeia, registros de emissão e transferência de poluentes de instalações industriais.

Além do desenvolvimento e lançamento do portal de dados abertos europeu, o contrato inclui serviços que permitirão a visualização dos dados públicos coletados pelas administrações públicas dos Estados-Membro da União Europeia e outros países que fazem parte do Espaço Econômico Europeu (EEE) em portais de dados abertos. Tais serviços incluirão a elaboração de relatórios de análise, estudo sobre o impacto econômico provocado pela publicação dos dados públicos e relatório sobre a sustentabilidade da infraestrutura do portal.

"Um volume cada vez maior de informações é publicado todos os dias, a cada hora, minuto e segundo, em todas as regiões – grandes e pequenas. Com o crescimento da digitalização da sociedade, a quantidade de dados em todo o mundo deve aumentar de forma exponencial. Para a União Europeia, surgem duas perguntas: como ela pode garantir a acessibilidade e o reaproveitamento dos materiais coletados pelas administrações públicas? E quão valiosos eles são? Este projeto estratégico é o coração de todas as atividades voltadas a dados abertos e big data no setor público na Europa. Também servirá como plataforma para envolvimento de empresas privadas, de todos os tamanhos, que atuam na área de dados abertos e análise preditiva de dados", diz o vice-presidente e líder da Capgemini Consulting para a União Europeia, Dinand Tinholt.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.