Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Sony planeja fazer spin off de divisões de áudio e vídeo e...

Sony planeja fazer spin off de divisões de áudio e vídeo e criar empresa independente

0
Publicidade

A Sony anunciou na quarta-feira, 18, que planeja fazer a separação (spin off) de suas divisões de áudio e vídeo, que fabricam câmeras digitais e tocadores de MP3, entre outros produtos, e transformá-las em uma subsidiária independente, num movimento semelhante ao feito no ano passado com seu negócio de televisão. O objetivo, segundo o CEO Kazuo Hirai, é retomar o lucro da companhia, concentrando a operação em setores como filmes, música, jogos e sensores de imagem.

Depois de anos de perdas, a gigante japonesa de eletrônicos, tem como meta atingir um lucro operacional de 500 bilhões de ienes (o equivalente a US$ 4,2 bilhões) em três anos. A empresa espera fechar o ano fiscal, que termina em 31 de março, já com um lucro operacional para o negócio de TV, pela primeira vez em uma década.

Em entrevista à imprensa internacional, na quarta-feira, Hirai adiantou que pretende fazer o spin off de outras unidades. Ele também disse que a empresa está estudando a venda do negócio de TV ou da divisão de smartphones, embora não tenha nada ainda definido. “Eu acho que nós temos que manter essas possibilidades em mente”, disse.

A avaliação do CEO é que tornar as unidades mais autônomas estimula os gestores a se concentrarem na rentabilidade e fica mais fácil de buscar alianças empresariais.

Hirai foi o responsável por criar o slogan “One Sony” em 2012, cujo objetivo era unir todas as operações da empresa, que vão desde eletrônicos para entretenimento a serviços financeiros. Um ano mais tarde, a Sony rejeitou uma proposta do fundo de hedge de Nova York Third Point LLC para que fizesse uma cisão parcial do negócio de entretenimento. O CEO disse na quarta-feira, porém, que a Sony não está mais focada no One Sony. “Com a nova estrutura, haverá um bom equilíbrio entre as forças centrífugas e centrípetas.”

A empresa já vendeu sua unidade de computadores pessoais e, recentemente, disse que encerrará o serviço Music Unlimited em 19 países, no dia 29 de março. Paralelamente a esta decisão, a Sony anunciou a chegada do serviço de streaming de música Spotify aos consoles PlayStation 3 e 4, além de smartphones e tablets Xperia.

A Sony acentuou o foco na rentabilidade desde que Hirai nomeou um novo diretor financeiro, Kenichiro Yoshida, no ano passado. Para o ano fiscal, a fabricante japonesa espera uma perda líquida, mas pretende alcançar um retorno de 10% sobre o capital próprio.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile