Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Camara-e.net quer derrubar definitivamente a cláusula do Confaz para comércio eletrônico

Camara-e.net quer derrubar definitivamente a cláusula do Confaz para comércio eletrônico

0
Publicidade

A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) apresentará ao ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), pedido para atuar como “amicus curiae” no processo sobre as novas regras do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para vendas pela Internet. Sendo amicus curiae, a entidade pode agir como uma espécie de interventor no processo, apresentando diretamente argumentos que convençam o STF a julgar a ilegalidade do Convênio do Confaz.

Na última terça-feira, o ministro Toffoli acolheu o argumento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) movida pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e concedeu liminar desobrigando as micro e pequenas empresas do Simples Nacional a recolher o ICMS pelas novas regras de partilha entre Estados de origem e destino.

As novas regras aumentaram a burocracia das empresas para o pagamento do imposto e elevaram em até 74% a carga tributária das PMEs, afirma o presidente da entidade, Ludovino Lopes. Uma sondagem feita com pequenos e médios empresários do comércio eletrônico revelou que quase um terço dos participantes tinha suspendido as vendas interestaduais depois que as regras entraram em vigor, em 1º de janeiro.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile