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Usando a unidade de negócios Bematech, TOTVS ingressa no mercado de internet das coisas

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A Bematech, empresa do grupo TOTVS, lança a plataforma Bema – conjunto de APIs que aglutina dados de qualquer dispositivo e permite sua manipulação para aplicação aos negócios. A novidade marca a entrada da companhia no mercado de IoT, especialmente ao já nascer combinada a um portfólio de dispositivos inteligentes.

Segundo o Gartner, até 2020, serão aproximadamente 20,4 bilhões de coisas conectadas, ou seja, três vezes mais do que a população mundial. No mundo corporativo, o principal desafio é transformar dados de diversos dispositivos em informação para gerar negócios.

Para o desenvolvimento da solução Bema, o Grupo informa investimento de R$ 2 milhões, considerando sistemas e dispositivos diversos, como gateways, sensores e impressoras inteligentes. Até o final de 2018, mais R$ 7 milhões serão direcionados à inovação contínua do portfólio de coisas conectadas da companhia.

A empresa criou um pacote completo chamado bemaGo. A solução visa a entrega de uma experiência de internet das coisas completa para o varejo e foi criada para ajudar a qualificar o público e acompanhar o fluxo de visitação de um estabelecimento comercial de qualquer porte e segmento. Por exemplo, uma loja de roupas que deseja conhecer os seus consumidores e em quais períodos eles mais visitam o local, pode instalar uma câmera com sensores de contagem e qualificação do público no ambiente para captar imagens.

Os dados coletados serão enviados para o gateway que, por sua vez, transmitirá para a plataforma Bema e os apresentará por meio de dashboards web. Resumindo, mostrará indicadores de quantas pessoas estão no ambiente e qual o sexo e faixa etária delas, tudo isso em tempo real e custando cerca de R$ 900. É possível também contratar a plataforma como serviço.

Para a Bematech, a Transformação Digital e a IoT só serão possíveis com dispositivos inteligentes e, para isso, a empresa também está investindo em um portfólio formado por gateways IoT e sensores. O objetivo é entregar ao mercado, com foco prioritário em negócios B2C, equipamentos com capacidade de conectividade e serviços na nuvem.

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