Klabin leva conectividade para a floresta

0

As comunicações instantâneas e seguras de dados e voz permitem que as equipes permaneçam conectadas, mesmo nos locais mais remotos. Para executar as operações ininterruptamente e manter os funcionários seguros, a Klabin escolheu o sistema de rádio digital MOTOTRBO da Motorola Solutions para sua rede de monitoramento e comunicação de recursos nas plantas de Puma e Monte Alegre, localizadas no Paraná.

Com 17 unidades no Brasil e uma na Argentina, a Klabin possui 239 mil hectares de florestas plantadas de pinus e eucalipto e 216 mil hectares de matas nativas preservadas. Diante dessa operação complexa, a empresa investe continuamente em tecnologia para melhorar a linha de produção, eficiência energética e sustentabilidade.

Para conectar as regiões florestais aos centros de comando da Klabin, foi implementado um sistema MOTOTRBO Linked Capacity Plus com repetidoras SLR5100 e DGR6175 em seis estações repetidoras de sinal nas plantas de produção da empresa. As máquinas utilizadas em operações florestais da empresa – equipamentos pesados, caminhões etc. – estão equipadas com os rádios DGM8000 e DGM8500 MOTOTRBO, e a equipe em campo usa os portáteis DGP8550e e DGP5050. No total, existem mais de 700 rádios em campo, com comunicação de áudio clara e instantânea e posicionamento preciso do GPS. Os softwares SpeedTRUCK e SpeedDATA, juntamente com a solução TRBOnet PLUS, permitem o envio e o registro de comunicações em toda a rede da empresa.

"O sistema de comunicação digital desenvolvido pela Motorola Solutions e implantado pela Lithus, é confiável e econômico, oferecendo uma infinidade de possibilidades de transmissão de dados", afirma Lucas Vinicius dos Santos, responsável pelo projeto da Klabin.

O sistema monitora uma frota de 300 caminhões e 30 guindastes usados em operações florestais. São 300 mil pontos de GPS gerados e armazenados no banco de dados todos os dias e 380 mil chamadas PTT (push-to-talk) são realizadas todos os meses. Esses dados coletados permitem que a Klabin realize análises de dados e otimize rotas de caminhões, bem como a distribuição de máquinas. Como resultado, a empresa pode reduzir os custos de combustível e manutenção e maximizar a eficiência dos ativos.

Lucas Santos explica que, no futuro, a Klabin planeja implementar serviços adicionais de radiocomunicações e aplicativos. "A tecnologia desenvolvida pela Motorola Solutions oferece uma ampla variedade de opções para a Klabin. Por meio da transmissão de dados, podemos utilizar a telemetria nas máquinas, integrar dispositivos como smartphones e aumentar a eficiência. Os rádios digitais transformaram o campo. Iremos desenvolver aplicativos para tablets, que estarão dentro de uma máquina no meio da floresta, fornecendo informações em tempo real", completa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.