Publicidade
Início Blogueria Impactos da União do 5G com a tecnologia em nuvem

Impactos da União do 5G com a tecnologia em nuvem

0
Publicidade

Quem é antenado no universo digital sabe que o surgimento do 5G veio para revolucionar o mercado da tecnologia. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), este recurso está previsto para ser implementado no Brasil este ano e terá um grande impacto na vida das pessoas, além de ser um avanço para a Nuvem. 

Conhecido por ser a quinta geração de soluções wireless mobile, o 5G permite que os dados sejam enviados e recebidos de maneira mais acelera, ou seja, 20 vezes mais rápida do que o 4G. Além disso, as aplicações irão circular de forma mais eficiente e a interface end-to-end de features mobile será mais responsiva. 

Todas essas funcionalidades só reforçam o quanto o 5G será benéfico para a cloud computing. A tecnologia em nuvem oferece uma série de recursos e funcionalidades, como infraestrutura, softwares, bancos de dados, redes e até mesmo a capacidade de monitoramento. Porém, ela necessita de uma rede que suporte altas taxas de transferência e possibilite uma latência menor e ele irá contribuir ainda mais para esses processos.

Todavia, existem alguns questionamentos sobre a relação entre sistema e a Nuvem e como será possível compartilhar dados e arquivos de forma segura e eficiente. Mas, uma coisa é fato, sem a nuvem, as operadoras teriam que investir bilhões de dólares em dispositivos inteligentes e autônomos que serviriam para coletar e gerenciar os dados promovidos pela nova tecnologia.

Com isso, é possível dizer que o 5G e cloud computing caminham juntos para que os usuários tenham ainda mais benefícios. Um exemplo disso são os aplicativos voltados para celulares e dispositivos móveis que dependem inteiramente de soluções em nuvem e uma conexão favorável para funcionarem de maneira eficaz. Isso mostra que a conectividade impacta diretamente na funcionalidade da computação em nuvem e o acesso a recursos virtuais.

Em outras palavras, existem alguns desdobramentos tecnológicos do 5G que só são possíveis a partir da nuvem, como o trabalho remoto e presencial que terá maior qualidade de conectividade e segurança para o usuário; transferência de dados por IoT, que possibilita o aumento da força do sinal da rede, minimizando problemas de latência e o processamento de dados e Inteligência Artificial (IA) que ganham espaço quando eles são coletados e transitam de forma mais rápida. 

Por fim, não há como negar que a computação em nuvem se tornou a base para os avanços tecnológicos que surgiram após ela. No caso do 5G e o cloud computing, além de mudar a forma como os dados são armazenados e tratados conseguem também otimizar os resultados operacionais das empresas e aprimorar a comunicação e agilidade nas transferências dessas informações. Portanto, podemos concluir que essa solução e a nuvem já são indissociáveis e estão realizando uma grande revolução no mercado digital. 

Armindo Sgorlon, CEO da SGA TI em Nuvem.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile