R3 lança plataforma de computação confidencial

0
30

A R3 lançou a Conclave, uma plataforma de computação confidencial que mantém seguros dados sensíveis enquanto estão sendo utilizados. A nova plataforma vai permitir que empresas agreguem suas bases de dados com segurança para resolver problemas comuns de seus clientes, sem revelar seus dados pessoais.

Com a plataforma, a R3 abre caminho para uma nova geração de serviços que podem detectar fraudes, reduzir custos e criar análises multipartes de alto valor agregado, permitindo que os proprietários dos dados controlem como eles estão sendo processados.

Atualmente, os dados são criptografados quando estão em trânsito ou em repouso. Com a Conclave, isso ocorrerá também quando eles estiverem sendo processados.

A expectativa é que a Conclave solucione desafios de negócio críticos, onde dados precisam ser compartilhados sem que usuários, ou empresas, vejam informações uns dos outros. Ela vai atender, por exemplo, bancos que operem em mercados eletrônicos e queiram garantir aos seus clientes que não verão seus dados; ou seguradoras que precisem compartilhar informações sobre sinistros fraudulentos sem violar regras de confidencialidade.

Para isso, a plataforma Conclave foi desenvolvida sobre a tecnologia de computação confidencial Intel Software Guard Extensions (Intel SGX). Uma de suas principais características é o fato de ser amigável ao desenvolvedor e aos negócios, contando com uma API intuitiva de alto nível, que permite aos usuários escrever facilmente aplicativos em qualquer sistema operacional, assim como códigos na linguagem que escolherem.

O CEO da R3, David Rutter, lembra que dados proprietários, se compartilhados e agrupados de forma eficaz, são a chave para melhores análises, insights e oportunidades comerciais, mas muitas empresas não o fazem por desconfiança sobre como eles serão utilizados. "A Conclave foi projetada exclusivamente para resolver esse problema de confiança, capacitando nossos clientes e criar uma nova era de privacidade no compartilhamento, processamento e análise de dados", afirma.

Para o gerente de pesquisa, privacidade e segurança de dados da IDC Europa, Ralf Helkenberg, as empresas hoje caminham na corda bamba entre a regulamentação da proteção de dados e a obtenção de resultados de negócios baseados em dados. "Aproveitando a tecnologia de computação confidencial baseada em hardware da Intel, a plataforma Conclave permite que os negócios acelerem a colaboração e a inovação com dados confidenciais de maneira segura, confiável e compatível", conclui.

A Conclave será comercializada pela R3 como plataforma autônoma e é compatível com a plataforma de blockchain Corda Enterprise. A companhia está trabalhando na integração completa das duas soluções, que será anunciada em breve.

Deixe seu comentário