A SAP decidiu abrir o código de suas soluções para a comunidade de desenvolvedores ainda este ano, informou nesta quarta-feira, 19/3, José Duarte, presidente da SAP para a América Latina, durante o evento Fórum SAP, que se realiza em São Paulo. "A SAP fornecerá a base tecnológica para o desenvolvimento de software concorrente", diz o executivo.
Segundo Duarte, entre 70% e 80% dos softwares serão disponibilizados à comunidade aberta. "Os desenvolvedores terão de cuidar dos 20% ou 30% restantes", explica. Embora reconheça que as partes das soluções da SAP poderão ser utilizadas por concorrentes, Duarte acredita que, mais do que isso, a ação de abertura dos códigos servirá de fonte para grandes inovações tecnológicas.
Os planos da companhia, de acordo com Alberto Ferreira, presidente da SAP Brasil, é atuar fortemente junto ao mercado de pequenas e médias empresas. "Uma das estratégias da SAP inclui o seu fortalecimento e consolidação com base no crescimento dos negócios junto ao SME", afirma. Os negócios desse segmento, indica o executivo, registraram alta de 100% em 2007, na comparação com o anoanterior. E os planos são de dobrar novamente as receitas em 2008.