Obstáculos organizacionais barram uso eficaz de Big Data, diz estudo

    0

    Para a área de marketing, a mais bela promessa dos grandes dados (Big Data) é permitir uma compreensão mais completa de cada cliente, para criação de publicidade dirigida exatamente àquele indivíduo. Mas a integração e o uso eficaz desses dados se revelam ainda mais desafiantes do que se imaginava, diante de obstáculos organizacionais e dificuldades as mais variadas de implementação.

    A conclusão é de pesquisa realizada em fevereiro último pelo centro de liderança global de marcas da Columbia Business School, em parceria com a associação de marketing NYAMA, em Nova York (EUA).

    De acordo com o estudo, mais da metade (51%) dos profissionais de marketing entrevistados disseram que, em se tratando de Big Data, o maior desafio é a falta de compartilhamento de dados entre os departamentos da empresa.

    Além disso, apesar da grande quantidade de dados que os profissionais podem obter, 42% dos entrevistados disseram ser ainda muito difícil vinculá-los a clientes individuais, enquanto 45% disseram que o maior desafio é a personalização de comunicação de marketing de comunicação, fator diretamente relacionado com a capacidade de vincular dados a clientes individuais.

    Em torno de 39% dos profissionais relataram dificuldade na coleta de dados com a rapidez requerida para personalização imediata de mensagens das marcas. A pesquisa também descobriu que os dados mais populares coletados por áreas de marketing nos Estados Unidos são informação demográfica (74%), dados de transação de clientes (64%) e dados de uso do cliente (60%).

    Os autores do estudo assinalam que, embora os canais digitais configurem sólidas fontes de dados, apenas 35% dos profissionais monitoram conteúdo de mídia social. Os que monitoram influenciadores nessas plataformas de relacionamento somam 33%, e os que rastreiam dados móveis de clientes não passam de 19%.

    Segundo os analistas, sem a capacidade de integrar a coleta de Big Data com processos de uso dos mesmos, as empresas irão falhar na entrega aos clientes de experiência com a marca verdadeiramente personalizada e multicanal. Solucionar essa questão, ou seja, ligar Big Data a ação, se torna vital, e quem resolver o imbróglio ganhará vantagem diante da concorrência, eles garantem.

    (com informações do site eMarketer)

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.