Publicidade
Início Segurança News (Segurança) Brasil sai da lista dos 10 países que mais enviam spam no...

Brasil sai da lista dos 10 países que mais enviam spam no mundo

0
Publicidade

O Comitê Gestor da Internet (CGI.br) apresentou o primeiro balanço da campanha de adoção de Gerência de Porta 25. Um dos resultados é a saída do País do topo da lista dos que mais enviam spams, de acordo com as estatísticas da lista CBL (Composite Blocking List – http://cbl.abuseat.org/country.html), que atualiza diariamente dados referentes a IPs que enviaram spam nos últimos 10 dias.

Em 2009, o Brasil era o primeiro colocado, com mais de um milhão de IPs, que correspondiam a 17% de todos os IPs listados. Hoje, aparece na 12ª posição, com menos de 200 mil IPs, o que representa apenas 2% dos IPs listados. A melhora da posição do País no ranking sempre foi um dos objetivos do programa de Gerência de Porta 25.

Lançado pelo CGI.br em 2005, o programa de Gerência de Porta 25 contempla uma série de acordos que visam à redução de envio de spams por redes domésticas e chegou à sua etapa final em dezembro de 2012, com a ação das prestadoras de telecomunicações, que por meio de gerenciamento de redes, bloquearam a principal saída de spams dos computadores.

Segundo Henrique Faulhaber, conselheiro do CGI.br representante da indústria de bens de informática, de bens de telecomunicações e de software, Coordenador da CT-Spam e coordenador do Projeto da Gerência de Porta 25, os resultados são extremamente positivos. “Estamos acompanhando os dados e nos últimos seis meses a evolução foi muito boa, claramente influenciada pela fase final da adoção da medida”, afirmou Faulhaber. “No entanto, é preciso continuar acompanhando os números, pois temos uma rede muito grande e a aplicação da medida às redes residenciais brasileiras precisa ocorrer continuamente. A expectativa é que continuaremos a cair nos rankings”, completa.

Para Eduardo Levy, conselheiro do CGI.br e diretor-executivo do SindiTelebrasil, o bloqueio da Porta 25 é um exemplo do benefício que a gestão de redes pode trazer tanto para o sistema quanto para o usuário de telecomunicações, que terá um ambiente mais seguro para usar a Internet. Para Levy, ações dessa natureza devem ser adotadas sempre que se mostrem indispensáveis à garantia da segurança e da estabilidade da rede. “A contribuição das prestadoras de telecomunicações foi determinante para a redução da quantidade de spams oriundos do Brasil e tais resultados só foram possíveis graças à implantação de uma regra de bloqueio para determinados pacotes de dados, a partir da gestão do tráfego Internet”, esclarece.

Faulhaber complementa dizendo que a Gerência de Porta 25 é apenas uma das iniciativas pela redução de mensagens maliciosas coordenadas pelo CGI.br e implementadas pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).

Como exemplos, ele destaca a campanha permanente promovida pelo sítio http://antispam.br/ e a Cartilha de Segurança para Internet http://cartilha.cert.br;, produzida pelo Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br). Ambos os projetos tem por fim orientar e prevenir o usuário de Internet. Dessa forma, observa Faulhaber, “os usuários de Internet no Brasil poderão utilizar a rede de forma cada vez mais segura”.

Eduardo Fumes Parajo, conselheiro do CGI.br e diretor presidente do conselho consultivo superior da Associação Brasileira de Internet (Abranet) aponta os benefícios da medida para os provedores: “a redução do volume de spam saindo das redes do Brasil implica indiretamente em menor volume de mensagens sendo tratadas por todos os provedores, o que reduz custos relacionados à operação de serviços de e-mail e melhor aproveitamento da infraestrutura de rede.” A tendência é que estes números continuem a melhorar, também como consequência do fechamento da Porta 25.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile