Brasil já está entre os cinco maiores mercados mundiais do Twitter

0
27

Cerca de 65% dos internautas brasileiros que utilizam o Twitter acessam a ferramenta por meio de smartphones. O número, embora inferior à média mundial (76%.), revela uma tendência que se consolida cada vez mais, na medida em que cresce a base de usuários móveis no país — cerca de 60% no último ano.

Os dados fazem parte de pesquisa encomendada pela empresa, apresentada nesta quarta-feira, 19, durante coletiva de imprensa realizada por ocasião das comemorações de um ano de instalação de sua operação no Brasil e dos oito anos de existência da rede de microblogs, que será celebrado na próxima sexta-feira, 21.

A empresa não divulga os números regionais, mas, de acordo com Guilherme Ribenboim, diretor-geral do Twitter no Brasil, o país hoje já está entre os cinco maiores mercados do microblog, que reúne mais de 241 milhões de usuários ativos por mês em todo o mundo, além de ter se tornado também uma das cinco operações com maior faturamento e número de usuários. 

Segundo dados da pesquisa, os usuários brasileiros acessam o Twitter pelas seguintes razões: 70% usam a ferramenta para consumir informação e acompanhar eventos em tempo real, como um show, por exemplo; 67% usam a rede para seguir personalidades; e 40% usam o microblog ao mesmo tempo em que assistem à TV para comentar um programa — cenas das novelas, lances dos jogos de futebol ou show com algum ídolo ou celebridade. Este último, por sinal, é o hábito de uso, denominado pela empresa de segunda tela, no qual o Twitter agora pretende concentrar o foco também no Brasil.

"O Twitter é a principal empresa de segunda tela do mundo", diz Daniel Carvalho, responsável pela área de desenvolvimento de negócios da empresa para América Latina. Ele cita levantamento do instituto de pesquisas Nielsen o qual aponta que 90% das conversas sobre a programação de TV acontecem no Twitter. "É o maior sofá do mundo", resume.

Perfil diferenciado

Além de interesses específicos, os brasileiros tem um perfil diferente dos demais usuários da rede, segundo diz Rafael Dahis, gerente de produtos da área de inovação do Twitter. De acordo com ele, os brasileiros tuitam e retuitam mais, estão muito ligados na programação da TV, dão mais importância aos trending topics e estão entre os que mais se interessam por informações de utilidade pública, como o trânsito e previsão do tempo.

Para o executivo, o crescimento do uso móvel do microblog está relacionado com o aumento da base de usuários de smartphones e também com as ações com emissoras de TV e as parcerias com operadoras de telefonia móvel (Claro, TIM e Oi). Dahis diz que a área de inovação no Twitter nos EUA vem estudando possibilidades de evolução do produto para adequá-lo aos mais diferentes modelos de smartphones. "No Brasil, grande parte da base de usuários utiliza aparelhos mais baratos, que têm tela menor e uma configuração mais modesta de memória e processamento. Nosso aplicativo tem evoluído para operar bem em todos os modelos de aparelho", afirma.

Deixe seu comentário