A reinvenção do varejo – chegamos ao futuro!

0

O varejo, esse nosso velho e amado conhecido, já não existe mais da forma que aprendemos, ele se reinventou, se adaptou e agora está mais bonito, mais vibrante e cada vez mais a serviço do nosso cliente.

O cliente, esse nosso velho conhecido também, é dele todo o poder. Ele decide onde, quando, em qual canal e em que situação vai consumir, e cabe a nós cada vez mais atendermos a seus chamados.

Com essas duas afirmações começo meus textos aqui no blog "O negócio do Varejo" e quero falar a respeito do meu negócio no varejo – o comércio eletrônico, que nada mais é que vender serviços no varejo – Como? Ué, eu vendo um produto, mas junto com ele toda a comodidade do serviço perfeito de entrega. O que torna o varejista online o ser mais complexo no nosso mundo. Não basta vender, temos que cobrar e guardar com segurança os dados do cliente, embalar e ainda entregar na casa dele.  Isso traz um mundo de possibilidades, mas também muita complexidade no processo.

Talvez por essa razão a integração de canais ainda seja tão complexa nos grandes varejistas, mas cada vez mais necessária.

Vivemos em um mundo multicanal, multitelas, multidesejos. Sabemos que o consumo passa por uma revolução no Brasil e no mundo. Tivemos eras antes do nosso momento e vamos rapidamente passar por mais e mais eras, de tão rápido que caminhamos no comércio eletrônico, caminhamos a passos largos – passos? Não! Caminhamos na velocidade da Internet e estamos na era dos smartphones, ou seja, o consumo está cada vez mais nas mãos do cliente.

Com o comércio eletrônico, passamos a conhecer melhor nosso cliente, conseguimos dados antes impossíveis sem pesquisas, e hoje basta uma ferramenta de inteligência e as redes sociais, para entender o que eles realmente desejam, analisando e cruzando as informações com os dados já fornecidos.  O Big Data é uma realidade, conseguimos analisar dados em quantidades enormes e atrair cada vez mais os nossos consumidores e assim a palavra "engajamento" foi ganhando mais valor.

A receita global do e-commerce hoje é US$ 1,2 trilhão, apenas 5% de todo o varejo no mundo. No Brasil ele representa R$ 29 bilhões, ou seja, apenas 3,5% do total do varejo. Porém, posso garantir que mais de 40% das vendas do mundo físico começaram no meio online. Segundo a Forrester – consultoria americana, no Brasil, os números referentes à influência online no ambiente físico deve chegar a 65% em 5 anos. E no restante do mundo ainda maior relevância, pois se considerarmos que tudo vem sendo estimulado pela Internet, até os painéis externos, mídias cada vez mais multitelas, a tendência caminha para ter uma influência de 100% do online.

Você deve estar se perguntando, mas ela falou tanto que o comércio eletrônico é importante e que o varejo mudou, mas as vendas efetivas continuam acontecendo no meio físico. Sim, isso mesmo e vão continuar acontecendo, o mundo é multicanal e o meio digital é importantíssimo tanto para a venda quanto para influenciar a venda, inclusive acho que o "catálogo digital" das lojas online ajuda até quem não está na Internet a vender. E vocês o que acham?

Vocês podem até não concordar comigo, mas o que não deixa mais dúvidas é que o consumo mudou e com ele houve uma reinvenção do varejo tradicional. 

Fátima Bana, mestre em comportamento digital do consumidor pela UCLA/USA. Certificada EFMD (European Foundation for Management Development) com o selo CEL. Mais de 10 anos de experiência em estratégia e inteligência de marketing digital e offline no varejo. Pós-graduada em comunicação com o mercado pela ESPM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.