Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Serviços de TIC e profissionais puxaram crescimento do setor de serviços em...

Serviços de TIC e profissionais puxaram crescimento do setor de serviços em janeiro

0
Publicidade

A receita nominal do setor de serviços no Brasil, sem descontar a inflação, registrou crescimento de 9,3% em janeiro, em relação a igual período de 2013, de acordo com balanço divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o levantamento, os serviços de informação e comunicação (que abrangem serviços de tecnologia da informação e comunicações – TIC e serviços audiovisuais, de edição e agências de notícias) e os serviços profissionais, administrativos e complementares (que incluem serviços técnico-profissionais e serviços administrativos e complementares) contribuíram acentuadamente para o crescimento do setor. Esses dois segmentos tiveram uma participação bastante expressiva na estrutura do setor — de 35,7% e 20,5%, respectivamente.

Quanto à composição relativa da taxa, a contribuição dos serviços de informação e comunicação passou de 27,7% em dezembro para 32,3% em janeiro, e a dos serviços profissionais, administrativos e complementares, passou de 18,1% para 19,4%. Os serviços de informação e comunicação cresceram 8,8%, acima de dezembro (6,6%) e novembro (7%). Os serviços de tecnologia da informação e comunicações (TICs), que abrangem os serviços de TI e telecomunicações, cresceram 8,6%, e os serviços audiovisuais, de edição e agências de notícias, 10%.

Os serviços profissionais, administrativos e complementares cresceram 9% em janeiro, contra 6,8% em dezembro e 9,4% em novembro. Os serviços técnico-profissionais, que abrangem os serviços intensivos em conhecimento, cresceram 13,8%, e os serviços administrativos e complementares, que abrangem os serviços intensivos em mão-de-obra, 7,3%.

Em serviços de informação e comunicação, as maiores taxas foram em Goiás (27,7%), Distrito Federal (13,8%) e Santa Catarina (13,1%). As menores taxas positivas foram em Pernambuco (4,3%), Paraná (5,6%) e Ceará (6,8%). Houve quedas na Bahia (-6,8%), Espírito Santo (-2,6%) e Minas Gerais (-1,2%).

Em serviços profissionais, administrativos e complementares, lideram o Distrito Federal (19,4%), São Paulo (14,2%) e Santa Catarina (13,9%). As menores variações positivas foram no Ceará (0,4%), Minas Gerais (1,0%) e Espírito Santo (2,5%). Houve quedas na Bahia (-5,1%) e no Rio Grande do Sul (-1,2%).

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile