Atendimento ao Cliente: a jornada está na experiência do consumidor

0

O número de reclamações de clientes sobre o atendimento das empresas continua crescendo. O motivo? Para os mais de 2.600 profissionais da área de atendimento ao cliente entrevistados pela Salesforce e Harvard Business Review em todo o mundo, 35% das equipes de atendimento simplesmente não são capazes de fornecer informações relevantes sobre os problemas e as necessidades dos clientes, o que obriga o consumidor a entrar em contato com vários departamentos ou repetir a reclamação várias vezes para diferentes atendentes. E, com as pessoas cada vez mais ocupadas, o tempo vale mais do que dinheiro, fazendo da velocidade e da assertividade as novas moedas da era digital. Isso explica por que, de acordo com o Gartner, pelo menos 50% dos investimentos das empresas nos próximos anos serão dedicados à experiência do consumidor.

Mas como é possível atender a um cliente cada vez mais exigente e em um cenário cada vez mais competitivo? Em primeiro lugar, se comunique com o cliente, ouça e realmente entenda suas reclamações, fale com ele e resolva seus problemas. Para isso é fundamental dar poder ao agente que faz o primeiro atendimento e fornecer os incentivos corretos (ex.: resolver o problema do cliente vs. bater a meta de tempo de chamado). E cuidado com a frustração gerada pela distância entre o que o consumidor quer e o que a empresa efetivamente oferece: 64% dos clientes ouvidos no relatório  esperam que as empresas respondam suas reclamações e dúvidas em tempo real. Vemos, então, que o cliente espera que a empresa interaja com ele em todos os canais e a partir de qualquer dispositivo – a qualquer hora e em qualquer lugar.

Ou seja, as empresas hoje competem não somente no produto ou serviço que vendem, mas também na forma como os vendem e atendem seu cliente – no final, a experiência do cliente ao comprar com aquela empresa é o que prevalece. Isso explica um dado importante do estudo State of Marketing, que revela que 88% dos entrevistados entende que a satisfação e o engajamento do cliente são as principais medidas para o sucesso da estratégia geral de marketing. A pesquisa indica, ainda, que 91% dos profissionais brasileiros dessa área têm como prioridade adotar jornadas de clientes (relacionamentos completos, que incluem pré-venda, venda e pós-venda).

Prepare a casa

Ninguém melhor que os profissionais da equipe de atendimento ao cliente para entender e "falar" em nome do cliente, pois eles trazem uma visão 360 graus do impacto da empresa no cliente e são capazes de navegar entre vários departamentos internos. Sendo assim, é essencial que as lideranças tenham esses profissionais como aliados na transformação do atendimento. Um bom exemplo disso é como as soluções de CRM (gerenciamento de relações com o cliente) podem capacitar equipes de serviços e as áreas de vendas e de marketing para oferecer uma experiência conectada, mais rápida e inteligente, enquanto fornece uma visão única do cliente.

Mais do que só investir em tecnologia de ponta, é importante entender que o melhor caminho para as empresas é adotar uma cultura de capacitação e conscientização dos funcionários, além de um conjunto de processos baseados em dados que medem os resultados com a finalidade de encantar os clientes. Com sistemas de engajamento, relatórios e inteligência é possível criar transparência, responsabilidade, reconhecimento e melhorias contínuas.

Surpreenda e ganhe pontos
A capacidade de prever e resolver o problema de um cliente antes mesmo de ele saiba que algo está errado será um grande diferencial para as empresas a partir de agora, sendo essencial para conquistar sua lealdade. Segundo estudo da Salesforce, 51% dos consumidores esperam que, até 2020, suas necessidades sejam antecipadas, com sugestões relevantes sendo oferecidas antes mesmo que eles contatem o call center. Dessa forma, ser proativo pode ajudar na retenção de clientes e na conquista de novos clientes, tendo em vista a propaganda "boca a boca".

E, se nesse momento, você está se perguntando como poderá antecipar algo com a absurda quantidade de dados gerados atualmente no mundo (6.000 tweets, 40.000 consultas no Google e 2.000.000 de e-mails por segundo), lembro que as aplicações de Internet das Coisas (IoT) eInteligência Artificial (IA) são quase infinitas para lidar com tais dados e ajudar a melhorar o atendimento ao cliente. Por exemplo, se um atendente tivesse dados provenientes do sistema de filtragem de água de um cliente, ele conseguiria saber se a pressão da água está muito alta e alertar o cliente antes que isso causasse um vazamento em sua casa.

Ao contrário do que muitos temem, IoT e IA não vão substituir humanos por robôs, mas, entre outras coisas, irão aprimorar a experiência do cliente com máquinas que executam tarefas que levaríamos muito tempo para fazer, deixando para os profissionais o contato com o cliente e a utilização de tais dados de maneira mais personalizada, inteligente e assertiva. Ou seja, a tecnologia é apenas uma ferramenta de apoio, que trabalha muito melhor com humanos capacitados e motivados.

Utilizando a tecnologia mais moderna e com uma equipe capacitada ao seu lado, prepare-se para vender mais, fidelizar os clientes e se destacar dos concorrentes. Mas, seja rápido, pois 70 milhões de brasileiros ainda estão desconectados, segundo estudo encomendado pela Internet.org ao "The Economist", o que significa que esses futuros clientes logo chegarão ao e-commerce cheios de dúvidas, mas loucos para comprar.

Mauricio Prado, presidente da Salesforce Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.