Publicidade
Início Blogueria Aumento da confiança na nuvem traz mais preocupações com a segurança

Aumento da confiança na nuvem traz mais preocupações com a segurança

0
Publicidade

No final do ano passado a Intel Security fez uma pesquisa com 100 executivos brasileiros responsáveis pela segurança corporativa em suas organizações. Um dos dados mais marcantes foi que 97% dos entrevistados disseram que a empresa onde atuam confia mais na computação em nuvem hoje do que há 12 meses. E a grande maioria (94%) deve aumentar o investimento em nuvem neste ano.

Estes números mostram que a confiança e a percepção positiva dos serviços de nuvem continuam crescendo ano após ano. Benefícios como custo atraente e a elasticidade dos serviços, que cobram apenas pelos ativos que estão em uso, estão levando cada vez mais empresas a adotarem a estratégia “Cloud First”, ou seja, considerar como primeira opção o modelo em nuvem ao comprar ou implementar aplicativos.

A pesquisa apontou que 53% das empresas mantém algum dado sensível na nuvem pública, mas apenas 38% dos entrevistados confiam plenamente neste serviço, e apenas 4% escolhem este como o único modelo para armazenar seus dados. A nuvem híbrida é a preferida pelos brasileiros. O País é o que mais usa nuvem híbrida em sua arquitetura, com 74% dos executivos optando por esse formato.  Sem dúvida, esta confiança está atrelada à percepção de que os dados corporativos estão mais seguros na nuvem privada ou híbrida do que na nuvem pública.

O aumento da confiança na nuvem é extremamente benéfico para o mercado. No entanto, a migração para a nuvem, seja ela pública ou privada, precisa ser planejada desde o início considerando uma estratégia de segurança precisa e adequada. Não é correto depositar toda a responsabilidade da segurança dos dados nos fornecedores de serviço em nuvem, é preciso uma camada extra de proteção, pensada para cada tipo de negócio.

De acordo com a pesquisa, nas organizações brasileiras, o aumento do uso da nuvem pública se daria principalmente por três fatores: custo, garantia que os dados continuam sob controle e possibilidade de gerenciar vários serviços em nuvem. Os dois últimos podem ser alcançados com o uso de ferramentas de segurança especializadas capazes de expandir a visibilidade sobre as operações e centralizar o gerenciamento.

A transformação digital está mudando a forma como as empresas atuam e o aumento da atuação na nuvem é uma das principais marcas desta transformação. A estrutura de TI nas empresas está ficando cada vez mais complexa, além de proteger os dados, a segurança precisa oferecer suporte a novos dispositivos, aplicativos e serviços de nuvem que irão surgir num futuro próximo. A empresa que não se adaptar e não prover a segurança de seus dados e propriedade intelectual estará fadada a se perder pelo caminho.

Márcio Kanamaru, diretor geral da Intel Security no Brasil.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile