Publicidade
Início Notícias Gestão Grupo japonês escolhe ERP TOTVS para gerenciar lojas no Brasil

Grupo japonês escolhe ERP TOTVS para gerenciar lojas no Brasil

0
Publicidade

A Miniso, marca de design japonês, chegou ao Brasil em abril de 2017 e, em pouco tempo, mostrou que a sua aposta no país traria boas oportunidades, consolidando um projeto arrojado de expansão – de 100 lojas em menos de dois anos.

Com uma legislação brasileira bastante complexa e particular, a companhia decidiu por não tropicalizar o seu software próprio, usado globalmente por todas as suas unidades. A exceção seria o Brasil e, com isso, o desafio de ocupar este espaço com tecnologias que atendessem aos princípios de negócios da marca. A escolha foi pelo PDV, hardware e ERP especialista da TOTVS.

O sistema de gestão de lojas da TOTVS, integrado ao PDV, passaria a ser responsável por oferecer todo o aparato legal do Brasil, incluindo as obrigações fiscais e acessórias, para permitir que a Miniso realize as suas vendas ao consumidor final em total compliance às regras locais. O software também disponibiliza recursos para a gestão de compras, controle de estoque e inclui funcionalidades analíticas para tomadas de decisões estratégicas.

Em dois meses, o projeto tecnológico estava pronto para abrir as portas da primeira loja da Miniso no Brasil, inaugurada em 26 de agosto de 2017 – momento em que a marca bateu o seu recorde mundial de vendas, com 10 mil produtos em um único dia.

O rollout para a segunda loja aconteceu em 31 de agosto de 2017, cinco dias após o Go Live inicial. A partir daí, todas as 15 já inauguradas e as que virão até o final de 2018, com a meta de atingir o número de 100 unidades – sendo 20 próprias e 80 franqueadas – serão suportadas pelas tecnologias da TOTVS.

Atualmente, os seus 70 PDVs em operação movimentam cerca de 300 mil produtos por mês – itens que precisam passar pelos caixas de forma rápida e sem erros. Para isso, a solução de ponto de venda da TOTVS disponibiliza uma interface pensada totalmente no usuário final, lembrando que o operador não é uma pessoa técnica. No modelo touch screen ou tradicional, com o uso do mouse, o sistema é tão intuitivo que a passagem de conhecimento é feita dentro da própria loja, com um treinamento simples dado pelo gerente.

Essas estão entre algumas características do projeto tecnológico que atenderam aos princípios de negócios da marca. Com a cultura de oferecer um produto de qualidade elevada, por um preço acessível, torna-se imprescindível para a Miniso contar com tecnologias que a apoiem na manutenção da sua alta eficiência e baixo custo operacional, quesitos viabilizados pelas soluções adotadas.

Já foi iniciada uma 2ª fase do projeto tecnológico, que envolve a implementação de um software de gestão robusto, também da TOTVS. Nativamente integrado ao PDV, o sistema será responsável por consolidar os dados gerados por todas as lojas em um ambiente único e, a partir dessa base, gerar as informações fiscais e contábeis da empresa. Isso permitirá à Miniso ter uma visão macro dos seus negócios no Brasil, com controle centralizado de todas as suas operações. A previsão é que este Go Live ocorra até o final de maio de 2018.

A empresa também estuda outras soluções especialistas da TOTVS para potencializar a análise de pedidos de produtos e, assim, evitar a ruptura nas vendas.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile