Ataque de ransomware usa pandemia para sequestrar dados de smartphones

0

Segundo a Arcserve, empresa de soluções de proteção de ativos digitais, uma nova modalidade de ataque de ransomware está se aproveitando da proliferação do novo coronavírus. Através das redes sociais, um link convida a baixar o aplicativo COVID-19Tracker que, como o próprio nome leva a crer, promete apresentar um relatório preciso da propagação do vírus pelo mundo.

O aplicativo falso, quando baixado, criptografa e bloqueia o acesso às informações armazenadas nos celulares, computadores e outros dispositivos no qual ele for instalado. Na sequência, o usuário recebe uma solicitação de pagamento em bitcoins, normalmente na faixa de US$ 100,00, para que os dados possam voltar a ser acessados.

A empresa ressalta que práticas básicas de prevenção, como ter um antivírus e, em especial, de programas para backup, proteção e recuperação de dados sensíveis são esquecidas com frequência e isso acaba fazendo com que muitas vezes esses crimes sejam bem-sucedidos. É recomendado que as pessoas tenham um profundo cuidado com a segurança das informações, principalmente neste período de aumento do trabalho remoto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.