Ataque de ransomware usa pandemia para sequestrar dados de smartphones

0
0

Segundo a Arcserve, empresa de soluções de proteção de ativos digitais, uma nova modalidade de ataque de ransomware está se aproveitando da proliferação do novo coronavírus. Através das redes sociais, um link convida a baixar o aplicativo COVID-19Tracker que, como o próprio nome leva a crer, promete apresentar um relatório preciso da propagação do vírus pelo mundo.

O aplicativo falso, quando baixado, criptografa e bloqueia o acesso às informações armazenadas nos celulares, computadores e outros dispositivos no qual ele for instalado. Na sequência, o usuário recebe uma solicitação de pagamento em bitcoins, normalmente na faixa de US$ 100,00, para que os dados possam voltar a ser acessados.

A empresa ressalta que práticas básicas de prevenção, como ter um antivírus e, em especial, de programas para backup, proteção e recuperação de dados sensíveis são esquecidas com frequência e isso acaba fazendo com que muitas vezes esses crimes sejam bem-sucedidos. É recomendado que as pessoas tenham um profundo cuidado com a segurança das informações, principalmente neste período de aumento do trabalho remoto.

Deixe seu comentário