iFood cria fundo de R$ 50 mi para ajudar restaurantes parceiros

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O iFood divulgou três ações para ajudar a economia de seus restaurantes parceiros, que chegaram a 131,2 mil no final de 2019. A intenção é amenizar o impacto econômico e social que o alastramento de covid-19 tem causado, fazendo com que as pessoas prefiram evitar contato para não disseminar a doença. O principal ato será a destinação de R$ 50 milhões de sua receita para a criação de um fundo de assistência a restaurantes, com foco nos pequenos estabelecimentos locais. A empresa pretende começar as ações a partir de 2 de abril.

A companhia também irá antecipar os recebimentos dos restaurantes, sem custo adicional. Dessa forma, todo restaurante que optar por fazer parte dessa iniciativa, receberá seu pagamento em sete dias após a venda nos meses de abril e maio. Com isso, a expectativa é injetar até R$ 600 milhões no mercado brasileiro.

O valor arrecadado pelo iFood em taxas do serviço 'Pra Retirar' (no qual os usuários fazem o pedido via app e retiram diretamente no restaurante) será devolvido integralmente aos restaurantes parceiros. Segundo a companhia, a intenção é, além de receber de volta o valor do serviço, os restaurantes permanecerem ainda como ponto de retirada de pedidos, o que mantém viva a atividade do salão.

Os detalhes de todas as medidas serão apresentados pela empresa na próxima quarta-feira, 25 de março.

Medidas para entregadores

O iFood também criou um fundo solidário no valor de R$ 1 milhão para dar suporte aos parceiros de entrega que necessitem permanecer em quarentena por conta da doença. O entregador receberá do fundo um valor baseado na média dos seus repasses nos últimos 30 dias, proporcional aos 14 dias de quarentena.

Para garantir que os valores possam ser bem aproveitados pelos parceiros que realmente necessitam e tenham sido atingidos pela doença, o iFood considerará como aptos a receber o auxílio todos os entregadores com pelo menos uma entrega feita desde 01/02/2020, que foram liberados na plataforma até 15/03/2020, e que comprovarem a doença. A empresa considera como comprovação automática válida o exame positivo do COVID-19 e avaliará outras evidências passíveis de comprovação do diagnóstico da doença.

Após abrir um chamado para reportar um diagnóstico positivo para COVID-19, o entregador terá a sua conta automaticamente inativada por 14 dias e terá até 30 dias para enviar todas as evidências necessárias para receber o valor do Fundo.

Medidas para consumidores

O iFood disponibilizou aos usuários do app a opção 'Entrega sem Contato'. A solução pode ser escolhida no momento de realização do pedido. Para que isso aconteça, os pagamentos deverão ser efetuados online, pelo app. Na sequência, o entregador responsável pela rota será avisado e terá acesso aos direcionamentos enviados pelo cliente para que possa concluir a entrega sem interação. O chat entre entregadores e consumidores, já disponível anteriormente, pode ser utilizado ainda como ferramenta para combinar detalhes das entregas, passando a permitir o envio de fotos para facilitar a comunicação.

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