Cisco anuncia apoio ao BNDES Educação Conectada

0

A Cisco do Brasil anuncia hoje parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para apoio à Iniciativa BNDES Educação Conectada, que tem como objetivo promover projetos de incorporação de tecnologia como ferramenta pedagógica nas escolas públicas de educação básica, testando modelos e criando casos de aprendizado nas diferentes realidades brasileiras. O apoio é parte do programa Cisco Brasil Digital e Inclusivo (BDI), lançado em maio de 2020 para promover e acelerar a digitalização de setores críticos para o país, como educação e saúde.

Os projetos promovidos no âmbito da Iniciativa BNDES Educação Conectada têm como premissa que o uso de ferramentas digitais nas escolas públicas de forma efetiva requer primeiramente a definição de uma visão estratégica para incorporação da tecnologia nas práticas pedagógicas. A partir dessa visão, os projetos preveem ações e investimentos para a implantação dos recursos educacionais digitais, da infraestrutura digital e a capacitação de professores e equipes em práticas de ensino mediadas por tecnologia.

O acordo foi celebrado durante um evento virtual, que contou com participação de executivos da Cisco e do BNDES. O projeto conjunto inclui o desenvolvimento e implantação de um modelo de escola conectada e inteligente em parceria com algumas secretarias de Educação no Brasil, que fazem parte da iniciativa liderada pelo BNDES.

Além da Cisco, a Iniciativa BNDES Educação Conectada tem como parceiros o Ministério da Educação (MEC), Fundação Lemann, Itaú Social, Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), entre outros, que formam um ecossistema de organizações com papéis fundamentais e estratégicos no desenho, implementação e monitoramento dos projetos propostos.

A principal contribuição da Cisco ao programa é participar do desenho, implementação e validação da infraestrutura de conectividade e segurança necessária para viabilizar a transformação das escolas e das práticas pedagógicas educacionais na nova era pós-pandemia, considerando modelos on-line e híbridos de ensino e aprendizagem, que serão fundamentais na digitalização do setor de educação no Brasil.

Além da infraestrutura digital, a Cisco também irá participar e apoiar a capacitação de professores e alunos para a melhor utilização das novas ferramentas e recursos educacionais digitais, entendendo que o sucesso do projeto depende primordialmente de seus envolvimentos para abraçar estas novas ferramentas e perceberem o impacto destas tecnologias durante todo o processo de ensino e aprendizagem.

Estudo sobre o impacto da tecnologia na educação

A Cisco também lança nesta quinta-feira o estudo Escola Conectada, que destaca como o uso de tecnologias aplicadas à educação pode revolucionar a experiência do aprendizado. O trabalho traz um panorama geral da educação no Brasil nas últimas décadas, com dados gerais e exemplos de iniciativas que foram e vem sendo desenvolvidas, e apresenta um panorama futuro sobre quais tecnologias podem ser adotadas no processo de ensino-aprendizado nos próximos anos.

O estudo também trata sobre os impactos da pandemia de Covid-19 na educação, que trouxe a? tona uma série de novos desafios e dificuldades, mas também teve um papel importante para aceleração de testes e usos de mais tecnologias no setor.  

Para acessar o estudo completo, acesse: link

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.