Kryptus participará do projeto da nova Rede Operacional de Defesa do Brasil

0

A Kryptus, multinacional brasileira especializada em criptografia e segurança cibernética, venceu o processo licitatório do  projeto da nova Rede Operacional de Defesa (ROD) do Brasil. Além do fornecimento das tecnologias de segurança criptográfica, a empresa, que recentemente obteve renovação da certificação de Empresa Estratégica de Defesa (EED) – concedida pelo Ministério da Defesa (MD) – também será responsável pela readequação dos ativos de TIC e expansão física e lógica da  ROD, bem como pelo monitoramento e suporte técnico operacional da rede.

Espinha dorsal do Sistema Militar de Comando e Controle (SISMC2), a ROD tem como  propósito prover serviços de voz, dados e apoio à decisão de forma integrada,  oportuna, simples, segura, flexível, confiável e contínua aos diversos níveis decisórios  da Estrutura Militar de Defesa.

A nova ROD é uma reestruturação e modernização da infraestrutura atual, mantida  sob a Chefia de Operações Conjuntas (CHOC) do Estado-Maior Conjunto das Forças  Armadas (EMCFA/MD).

"Com a mudança dos paradigmas de mobilização e combate para a 'Guerra Centrada  em Redes'¹ e no médio prazo para a 'Guerra em Mosaico'² é importante que os  elementos de Comando e Controle sejam cada vez mais soberanos e interoperáveis",  aponta Roberto Gallo, fundador e diretor geral da Kryptus. "Estamos muito honrados  com o projeto", conclui.

O processo de aquisição foi o primeiro realizado pelo Ministério da Defesa a utilizar o  instrumento de TLE – Termo de Licitação Especial – previsto na Lei 12.598/2012.  Amparado por decisão do Conselho de Defesa Nacional, o TLE estabelece que o  fornecimento de soluções para a proteção de informações classificadas em qualquer  grau de sigilo deve ser feito exclusivamente por Empresas Estratégicas de Defesa (EED)  e com desenvolvimento no país. Tecnologias estrangeiras são proibidas no processo. A  maior parte do fornecimento deverá ser realizada ainda no ano de 2021.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.